
Na próxima segunda-feira (13/03), a CODSA inicia o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO no âmbito de toda a Justiça do Trabalho da 8ª Região. O PCMSO é um programa com caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho e abrange todos os magistrados e servidores da JT da 8ª Região. Esta é uma etapa importante para a detecção e rastreamento de doenças mais comuns, como a hipertensão e diabetes, assim como a prevenção destas e de outras doenças.
São parte do PCMSO o exame periódico (que se inicia nesta segunda), o exame admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de função e o demissional. O PCMSO é de grande relevância, pois muitas doenças que atingem os trabalhadores são silenciosas e comprometem a qualidade de vida. Uma pessoa que não está saudável tem dificuldade de usufruir de seu trabalho, de sua família e até mesmo do lazer, assim, a realização dos exames se torna um ato de amor próprio.
Sheyla Mendes, médica do trabalho que integra a equipe da CODSA, explica o que será feito nesta fase que se inicia no dia 13. “Por se tratar de um dos pontos chaves do Programa Saúde em Dia, Programa Integral de Saúde do servidor implementado no ano corrente, os magistrados e servidores serão contemplados também com avaliação odontológica e psicológica quando se dirigirem à CODSA, disponibilizando uma parte da manhã para esta avaliação multidisciplinar”, comentou.
Sobre o PCMSO
O PCMSO abrange tanto quem está na Sede do Tribunal como fora dela, nos Estados do Pará e Amapá. Os magistrados e servidores serão convidados por meio de e-mail, dirigido ao setor onde estão lotados, informando-os sobre o prazo para realização dos exames, como imprimir as guias de requisição e datas para visita ao médico.
Para servidores e magistrados que tiverem 46 anos ou mais, os exames periódicos devem ser feitos anualmente. Servidores de até 45 anos devem realizar os exames a cada dois anos, por isso apenas os servidores e magistrados convocados pela CODSA, através de e-mail, devem comparecer à coordenadoria.
Cronograma
Inicialmente serão atendidos os servidores dos gabinetes da desembargadora Francisca Formigosa, do desembargador Gabriel Veloso, do desembargador Sérgio Rocha, do desembargador Walter Paro e da Corregedoria. Segundo a médica do trabalho, além do e-mail de convocação enviado para os setores, uma equipe da CODSA visitará cada setor, à medida que estes forem convocados. Essa ação será realizada para tirar dúvidas com uma antecedência mínima de 15 dias, para que todos possam se preparar e imprimir as guias dos exames com tempo hábil de realização.
Como regra geral, para quem possui lotação na Sede, os exames deverão ser entregues durante uma consulta com o médico do trabalho do TRT8, na própria Coordenadoria de Saúde - CODSA.
Fora da sede, será dado um prazo para que os exames sejam feitos e enviados à CODSA ou analisados pessoalmente pelo médico do trabalho, nas ocasiões de suas visitas às localidades em questão.
A CODSA solicita que os resultados dos exames sejam previamente enviados para o e-mail codsa@trt8.jus.br, em arquivo único, formato pdf. Esta medida visa o arquivamento dos resultados no prontuário eletrônico dos magistrados e servidores.
Guias de exames
Para a emissão de guias online dos exames do PCMSO, acesse o portal do TRT8 e siga até a aba “Magistrados e Servidores”. Clique em “PAS” e você será redirecionado para o site do plano onde encontrará o ícone PCMSO.
Servidores que não possuem o PAS devem comparecer no setor responsável (CODSA/PAS) para emissão das guias e orientações pertinentes.
Os atendimentos médicos na CODSA acontecem de 08h30min às 12h.
Dúvidas?
Em caso de dúvidas deve-se entrar em contato com o enfermeiro Cristian pelo número 4008-7027. Se a dúvida estiver relacionada com as guias dos exames, entrar em contato com Robson ou Douglas pelos números 4008-7186/ 7129/ 7270.
Site do PAS. Clique Aqui.