
O Tribunal Regional Trabalho da 8ª Região (TRT8) realiza, em conjunto com outros órgãos do Judiciário Federal, uma campanha conjunta para beneficiar famílias moradoras de diversos municípios da ilha do Marajó, no Pará, com o apoio da Marinha do Brasil.
A ação tem como objetivo beneficiar mais de 478 mil moradores de 13 municípios do Marajó, região que possui um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, com o oferecimento de serviços das Justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal, além de levar outros serviços como assistência médica e odontológica, oferecidos pelos profissionais da Marinha, através de um mutirão chamado “Itinerância Fluvial Cooperativa da Amazônia”, que está sendo realizado até o dia 23 de maio.
Durante o período da ação serão ofertados à população marajoara atendimentos ligados às atividades dos órgãos participantes, além da entrega de kits de material escolar. Também participam da ação a Marinha do Brasil, a Advocacia Geral da União (AGU), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Ministério Público Federal.
A Justiça do Trabalho está presente na ação, divulgando os serviços disponibilizados e realizando audiências de conciliação nos municípios por onde o navio passará, e é representada pelo Juiz do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Breves, Saulo Mota.
Em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará e em parceria com a Caixa, que disponibilizará espaço na sua agência flutuante, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região seguirá a itinerância nos municípios de Marajó, no próximo mês de julho.