TRT8 inicia sua programação para a 15ª Semana Nacional de Museus

— Foto: ASCOM8

 

​Promovida pelo Memorial do TRT8, associado ao Instituto Brasileiro de Museus, foi aberta na manhã desta segunda (15) a 15ª Semana ​N​acional de Museus​ no TRT8​. A programação contou com a mesa redonda “Histórias não contadas: A importância dos servidores para a Justiça do Trabalho”. Entre os participantes estavam o desembargador Julianes Moraes das Chagas, os servidores Lúcia Regina Veiga, Norberto Santos e João Carlos Lima, além da presidente da AAJUSTRA​,​ Ana Rosa Martins.

Na platéia, além de servidores, estavam presentes alunos dos e​n​sinos fundamental e médio das escolas públicas Waldemar Ribeiro, Augusto Montenegro, Magalhães Barata e Dr. Freitas.

Na abertura do evento a presidente do Tribunal, desembargadora Suzy Koury, ressaltou a importância de semanas como essa e de receber os alunos para essa programação. “A gente não pode perder a memória, para entender melhor o presente e planejar o futuro. [...] Recebê-los é um momento muito gratificante para o tribunal”, destacou.

O desembargador Vicente Malheiros que estava representando a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa, ​vice-presidente do TRT8 e ​curadora do Memorial, fez um breve resumo de sua experiência e ressaltou para os alunos a importância de se viver o presente​:​ “Na realidade, o futuro a gente não sabe dire​i​to o que é”.

Um dos participantes da mesa redonda, desembargador Julianes de destacou o valor da memória para uma sociedade. “O povo sem memória não tem um referencial. Nós precisamos ter um parâmetro com relação ao nosso modo de pensar, nosso modo de agir, com relação ​à nossa atuação​,​ e o que nos dá esse ​know how é a memória.”

A servidora Lúcia Regina ​contou um pouco de sua trajetória na ​J​ustiça do ​T​rabalho e como sua formação como professora de matemática lhe ajudou a lidar com as partes durante seu trabalho. Enquanto o Oficial de Justiça, Norberto Santos, revelou casos engraçados no dia-a-dia de diligências. Após sua fala foi exibido um vídeo que falava um pouco do trabalho dos Oficiais de Justiça.

A presidente da AAJUSTRA fez um breve histórico de sua carreira na Justiça do Trabalho como um incentivo para os alunos entrarem no TRT8, seja como servidores, magistrados e até advogados. “Juizes, servidores, partes e advogados, todos estão trabalhando em prol da JT”, ressaltou. O servidor João Carlos Aguiar Lima assim como os outros servidores também fez um resumo de sua história como servidor e salientou que todos devem manter a justiça do trabalho firme e forte.

Em seguida, os alunos assistiram uma apresentação de carimbó e foram convidados à visitar a exposição de fotos, no hall dos elevadores do prédio sede, onde foi servido um coquetel.

Serviço

Exposição de fotografias: 15/05 à 26/05

Local: Hall dos elevadores do prédio sede do TRT8

Veja as fotos aqui.