
No primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no TRT da 8ª Região, o CEJUSC funcionou a pleno vapor, fechando acordos e surpreendendo com a ambientação que convidou todos a se sentir em um quintal, o Quintal da Conciliação, montado sob a sombra de um jambeiro.
Além do CEJUSC, audiências de conciliação foram pautadas por todas as Varas do Trabalho que integram a 8ª Região e estão ocorrendo nos estados do Pará e do Amapá.
Em Belém, na manhã de ontem, em audiência de conciliação conduzida pelo Juiz do Trabalho titular da 14ª VT de Belém, Antonio Oldemar Coelho dos Santos, em que figuravam como partes o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Gêneros Alimentícios e Similares do Estado do Pará e a empresa Pereira Comércio de Alimentos (Processo 0000228-90.2017.5.08.0014), foi fechado acordo em que a reclamada pagará o valor de R$520.274,01 (quinhentos e vinte mil, duzentos e setenta e quatro reais e um centavo), quitando todas as parcelas rescisórias reconhecidas.
Pago em três parcelas, o acordo finaliza com o pagamento da última parcela, em 22 de agosto deste ano.
Entenda a Semana da Conciliação
Com o slogan “Para que esperar, se você pode conciliar”, as peças da campanha ressaltam a ideia de que a tramitação de uma ação trabalhista tradicional percorre várias etapas que podem estender o tempo para sua conclusão. Diante disso, a conciliação surge como uma alternativa para as empresas e trabalhadores que desejam resolver o litígio de maneira mais rápida e eficaz.
Empregadores e empregados que possuem ação na Justiça e estão dispostos a tentar um acordo, devem procurar as Varas do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho onde a ação está tramitando. Vale ressaltar que qualquer empresa, independentemente do porte ou do número de processos existentes, pode optar pela conciliação, para isso, basta procurar os Núcleos de Conciliação do TRT onde o processo tramita.
A Semana acontece de 22 a 26 de maio, mas qualquer parte que possui um processo trabalhista poderá buscar a conciliação, por meio de link disponibilizado no site do TRT8.