
A presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury e o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Rêgo, apresentaram o aplicativo SimVida para entidades que podem aderir ao uso do aplicativo, como parceiros. A apresentação ocorreu na manhã da última sexta-feira (19), na Sala de Turmas do TRT8.
O TRT8 já firmou parcerias com o Ministério Público do Trabalho e com a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, ampliando o uso e a atuação do aplicativo. Estavam presentes para assistir a apresentação das novas funcionalidade do SimVidarepresentantes do Tribunal de Justiça do Pará, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, OAB, ATEP, Fiepa, SEASTER, Fundacentro, Embrapa, Faepa, Sindicato dos Bancários, Federação dos Empregados Rurais do Pará, UFPA e Cesupa.
O SimVida surgiu em julho de 2015 dentro do programa Trabalho Seguro, na época sob coordenação do desembargador Walter Paro, atual Corregedor Regional. O aplicativo surgiu com o objetivo de mapear incidentes e situações irregulares através das denúncias feitas por usuários do aplicativo. A presidente destacou durante a apresentação que, em uma época de pouco investimento, é necessário que haja um melhor aproveitamento dos recursos públicos e o SimVida deve auxiliar bastante todos os parceiros em potencial.
Marco Aurélio, diretor da SETIN, pôde esclarecer todas as dúvidas referentes ao aplicativo, além de demonstrar o gerenciamento de uma denúncia realizada por seu intermédio, o passo a passo a ser feito pelo denunciante e como cada denúncia é encaminhada aos órgãos parceiros.
O Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho, parceiro do TRT8, destacou a importância do SimVida para a sociedade, que vai muito além do TRT8 ou MPT. “A priori, a sociedade trabalhadora, o trabalhador que precisa do apoio dessas instituições para resolver as suas demandas e acatar as suas demandas”.
O secretário de Justiça do Estado do Pará, Michel Durans, como possível parceiro do Tribunal destacou o SimVida como mais um canal de denúncia. “Esse aplicativo é tão importante para a justiça como para a sociedade e passa a ser mais um canal de denúncia , mais um canal entre a sociedade e o judiciário, para que possa trazer para o conhecimento da justiça as violações que possam acontecer.”
Vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no ano de 2015, nas categorias Inovação e Prêmio Principal, o SimVida, é mais um meio de comunicação da justiça com a sociedade, não como um meio de punição e sim como uma forma de envolver a sociedade na construção de medidas preventivas de segurança e cidadania. O aplicativo SimVida 2.0 está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente
Veja as fotos da apresentação.