
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), lança nesta terça-feira (13), dentro da programação da 2ª Semana Nacional de Aprendizagem, o Cineclube TRT8/UFPA. Desenvolvido em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, o Cineclube é um projeto de extensão do curso de Cinema, coordenado pela professora mestre Angela Gomes, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, e a execução é uma parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, do TRT 8a Região, coordenada pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.
Inicialmente, o projeto tem como público-alvo os dois mil estudantes, de 14 a 21 anos, alunos de escolas públicas de Belém e Região Metropolitana, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, executado pela Comissão do TRT8. Servidores de ambas instituições também podem participar. A sessão de abertura é com o filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, às 8h30, no auditório da sede do TRT, na Praça Brasil, em Belém.
O objetivo do cineclube é contribuir para a formação da visão crítica sobre a sociedade, além de ser mais um espaço de exercício da prática cineclubista, importante na formação de público e plateia para o cinema nacional e a arte cinematográfica em si. De acordo com dados apresentados pelo do TRT, no Pará existem cerca de 168.000 crianças e adolescentes trabalhando em condições desfavoráveis à sua formação e desenvolvimento pleno, e neste sentido, “o cinema tem o potencial e a capacidade de informar, refletir, questionar, compartilhar visões de mundo, instigar a reflexão e análise crítica de questões da atualidade. Tudo isso contribui para a formação da visão do indivíduo, tornando-o mais consciente e crítico sobre seu meio, a sua realidade”, afirma a professora Angela Gomes, coordenadora do projeto.
Para a magistrada Vanilza Malcher, esta é mais uma parceria que vem somar esforços para ampliar a plena formação dos jovens participantes do programa. "Nossa atuação busca o pleno desenvolvimento dos jovens que estão inseridos nas atividades desenvolvidas pela Comissão e pelos voluntários que atuam conosco".
Com uma programação variada, após o lançamento, as atividades do cineclube ocorrerão uma vez ao mês, aberta à participação de magistrados e servidores, que serão informados previamente, por comunicação na intranet.
Temáticas - O foco do cineclube são os filmes brasileiros, incluindo os paraenses, cuja temática se relacionem a Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, entre outros temas. A maior parte dos filmes a serem exibidos fazem parte do acervo do curso de Cinema e Audiovisual, adquiridos junto à Agencia Nacional de Cinema (ANCINE), a Programadora Brasil do Ministério da Cultura, além de doações dos próprios cineastas. O crítico de cinema e presidente da Associação de Críticos de Cinema Paraense, Marco Antônio Moreira, é convidado para participar do debate desta primeira sessão.
Que Horas Ela Volta? – O filme da cineasta Anna Muylaert foi escolhido para o lançamento do cineclube por tratar de várias questões que envolvem o trabalho doméstico no Brasil. Conta a história de Val (Regina Cazé) que, depois de deixar a filha no interior de Pernambuco, passa 13 anos como babá em uma família de classe média, em São Paulo. Ela recebe um telefonema da filha, Jéssica, que quer apoio para vir à capital para prestar vestibular. A vinda da filha é apoiada pelos patrões, porém a personalidade autêntica dela torna a convivência difícil. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.
Serviço:
Lançamento Cineclube TRT8 / UFPA
Data: 13/06/2017
Horário: 8h30
Local: TRT8 - Auditório Aloysio da Costa Chaves, Trav. D. Pedro I, 746 – Praça Brasil – Umarizal
Texto: Divulgação UFPA / ASCOM8
Imagem: Reprodução / Google
Leia aqui a programação completa da 2ª Semana Nacional da Aprendizagem