
Entre os dias 11 e 14 de junho o TRT8 está realizando uma vasta programação na Semana Nacional da Aprendizagem, com o objetivo de chamar atenção para o trabalho infantil e para a importância do desenvolvimento social, cultural e cognitivo dos mais de 2 mil jovensatendidos pelos projetos da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem.
A programação começou no domingo (11) com a "Caminhada pela vida e pela paz", que reuniu cerca de 6 mil pessoas e saiu da Praça da República em direção ao Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN). Vestidos de branco, portando faixas e cartazes, os participantes do evento fizeram um alerta para situações de violência vividas pela população, das quais também se encaixam a violência contra crianças e adolescentes, além do trabalho infantil.
Na segunda-feira (12), aconteceu a abertura oficial da programação da 2ª Semana Nacional da Aprendizagem, com a Palestra "Cidade, juventude e desenvolvimento", onde foi apresentado um balanço sobre o projeto Acadêmico Padrinho Cidadão, desenvolvido há um ano pela Comissão. A programação também contou com palestras do diretor da ONG Amigos de Belém, Dr. Paulo Pinho, e do assessor de comunicação do TRT8, Edney Martins, que descorreram sobre a importância da solidariedade e do voluntariado.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão a exposição de fotos "Sob as lentes do trabalhador Infantil". Para Vanilza Malcher, Juíza do Trabalho Titular da 2ª VT de Belém e Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, o evento é mais uma conquista dos resultados de trabalhos feitos pela Comissão em prol das crianças e adolescentes atendidos no TRT8. "São fotografias feitas por afilhados do projeto que já foram trabalhadores infantis ou são trabalhadores nesta condição. Eles aprenderam durante cursos e palestras algumas técnicas e também sobre como ter o olhar clínico diante dessa situação, vivida por todos eles. Foi um trabalho cuidadoso e muito importante, que agora inauguramos nessa exposição no espaço cultural do Tribunal", destacou a magistrada.
O Curso de técnicas de fotografia foi realizado em parceria com o Belém Photos, em maio. Com os programas e políticas desenvolvidas para a aprendizagem, o TRT8 vem alcançando resultados satisfatórios e atingindo os objetivos do trabalho realizado com crianças e adolescentes que participam do programa. Foi após participar de cursos e palestras que Bruno Souza Ferreira - 16 anos, morador de Benevides (Região Metropolitana de Belém), estudante do 1º ano do nível médio - conseguiu uma conquista muito especial: o primeiro estágio.
"É um momento muito especial na minha vida, pois, além de aprender muitas coisas como fazer fotografias e me preparar para uma entrevista de emprego, agora eu tive essa benção de ser aprovado no processo seletivo da Caixa Econômica Federal, como estagiário - nível médio", conta o estudante.
Além do empenho na busca pela entrada no mercado de trabalho, Bruno também aprendeu a arte de fazer fotografias durante um dos cursos. "Foi uma experiência muito importante. A partir daí eu fiz uma observação diante do trabalho de crianças na minha comunidade e foi assim que surgiu a ideia da fotografia que vou expor para todos, de uma menina em situação de trabalho infantil, lá em Benevides", conta com alegria em ver sua arte exposta
Na segunda-feira, o evento ainda teve atividades em escolas públicas, realizadas por meio de parcerias com diversas instituições, além de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Belém, oportunidade em que foi apresentado o Levantamento de informações sobre o trabalho infantil, realizado nas escolas públicas de diversos municípios paraenses, além de Belém.
Ainda dentro da programação da Semana Nacional de Aprendizagem, nesta terça-feira (13) foi lançado o Cineclube TRT8/UFPA.
"Há tempos esse "namoro" vem sendo construído, e quis o destino que fosse no dia de Santo Antônio a inauguração do Cineclube TRT8/UFPA. Uma parceria que só é possível porque tem gente como a Angela Gomes de um lado, apaixonada por cinema, e na outra as magistradas Zuíla Dutra e Vanilza Malcher, na incansável trilha no combate ao trabalho infantil", destacou o servidor Edney Martins, membro da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estimulo à Aprendizagem.
O Cineclube funciona no auditório do TRT8, com uma programação mensal, que será divulgada para os servidores e magistrados previamente, através da intranet. O espaço conta com 220 lugares e é um projeto de extensão do curso de cinema da UFPA.
Para a magistrada Vanilza Malcher, esta é mais uma parceria que vem somar esforços para ampliar a plena formação dos jovens participantes do programa. "Nossa atuação busca o pleno desenvolvimento dos jovens que estão inseridos nas atividades desenvolvidas pela Comissão e pelos voluntários que atuam conosco".
Para ver as fotos e acompanhar a programação da 2ª Semana Nacional da Aprendizagem, clique aqui!