
O TRT8 apresentou no último dia 08 de junho para magistrados, servidores, advogados e autoridades, o aplicativo Mobile Justiça do Trabalho Eletrônico. Desenvolvido o início de 2017 pelo TRT da 5ª Região, com jurisdição no estado da Bahia, o aplicativo já é utilizado pelos TRT’s 3, 4, 8, 15, 17, 20 e 21. Seu objetivo é trazer maior facilidade para as consultas processuais, além da possibilidade do advogado ser notificado da tramitação de todos os processos, o que gera maior clareza e agilidade.
A Presidente do Tribunal, desembargadora Suzy Koury, destacou que é um objetivo do Tribunal buscar sempre a melhor prestação dos serviços à sociedade. “Nós devemos essa facilitação do acesso à justiça aos advogados e aos jurisdicionados. O JTe Mobile tem esse objetivo também [...] É com muita satisfação que a gente lança isso esperando que seja realmente um avanço que facilite a prestação jurisdicional e facilite o acesso a este tribunal, que é o nosso objetivo”, pontuou a presidente.
O diretor da Secretaria de Informação do TRT8, Marco Aurélio Rêgo, responsável pela apresentação das funções técnicas da ferramenta, falou sobre algumas funcionalidades do JTe, dando destaque à possibilidade de conciliação dentro do próprio aplicativo. “A funcionalidade que é destaque no aplicativo é a negociação de conciliação. Onde é possível o advogado de qualquer das partes acionar, via chat de comunicação do aplicativo, o advogado da parte contrária para iniciar uma negociação, a fim de tentar conciliar o processo. E as funcionalidades principais são consultas processuais, de jurisprudência e de peças processuais.”
Para Marco Aurélio, o jurisdicionado passa a ser mais ativo no processo, além de gerar maior transparência. “Além do jurisdicionado começar a ser um ator mais ativo em relação ao acompanhamento processual, uma vez que o próprio jurisdicionado pode baixar o aplicativo e também consultar os seus processos, ele ganha podendo acionar os seus advogados de uma forma mais direta e com as informações também ao alcance de suas mãos", comentou.
O TRT8 é o sétimo regional, entre os vinte e quatro no país, a utilizar o aplicativo JTe. Os usuários do aplicativo deverão cadastrar uma conta de e-mail para que ele possa fazer a associação com os processos favoritados e, ser possível, em caso de sincronização futura, recuperá-los.
Veja aqui as fotos da apresentação.