
O TRT8 realizou na última quinta-feira (22) uma reunião, na Sala de Sessões, para definir quais serão as diretrizes necessárias para o bom funcionamento do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - CEJUSC, que começará atendimento já no próximo dia 3 de julho de 2017, no "Quintal da Conciliação", que funcionará no térreo do prédio sede do TRT da 8ª Região, em frente a Praça Brasil, em Belém.
A Desembargadora Valquíria Coelho explicou dados referentes sobre como cada um dos magistrados dará prosseguimento aos trabalhos para a conciliação trabalhista. "Esta reunião é muito importante para que possamos definir as estratégias adotadas pelas Varas quanto aos processos que estarão em pauta. Nós queremos esclarecer ao máximo as informações para os magistrados responsáveis por cada uma dessas Varas Trabalhistas [...] Então ela esclarece alguns pontos que ainda estavam duvidosos, enfim é para encerrar as discussões para que nós possamos começar o CEJUSC com bastante tranquilidade. Nós já tínhamos tido uma reunião de como seria a atuação do CEJUSC e nós demos o toque final.", afirma a Desembargadora.
Os juízes que participaram da reunião trocaram ideias e conversaram sobre os procedimentos nas audiências que serão adotados no CEJUSC. Segundo a Juíza Renata Platon, coordenadora suplente do CEJUSC, a reunião serviu para definir exatamente esses pontos. “Como vai ser o procedimento adotado no Centro de Conciliação. Relativamente à petição inicial, à defesa, à tentativa de conciliação e para esclarecer alguns pontos que ainda estavam obscuros, para poder passar isso no dia seguinte à representante da ATEP e à OAB que foram convidadas para que fossem esclarecidos esses pontos".
A juíza também ressaltou o horário de funcionamento do CEJUSC a partir do dia 03 de julho. “Em média de cinco à oito audiências por vara, isso de segunda à quinta. Sexta-feira as audiências vão ser realizadas em todas as varas, serão as dez varas só pela parte da manhã”, comentou.
Todas as dez varas terão a audiência inaugural no CEJUSC-JT. Não há opção de não ser assim. É possível solicitar que o processo seja encaminhado para o CEJUSC a qualquer momento.
Para marcar a finalização do curso prático dos servidores que atuarão no CEJUSC, no dia 30 de junho, haverá audiências das varas 3ª, 4ª , 11ª e 7ª, com 8 processos de cada vara.