
A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara do Trabalho de Xinguara foi realizada na manhã desta quinta-feira (29). O evento contou com a presença de autoridades do município de Xinguara, servidores da VT e dos advogados que atuam na área.
Representando a presidência no evento, o Juiz do Trabalho, Dr. Avertano Messias Klautau, membro do Comitê Gestor de Implantação do PJe na 8a Região ressaltou que toda novidade traz uma preocupação inicial devido ao prazo necessário para adaptação, mas que, com o passar do tempo o sistema irá proporcionar uma melhoria para os jurisdicionados, trazendo celeridade no andamento processual. “Com o PJe há celeridade pois as estatísticas indicam que o tempo médio do processo cai em 50% (…) ”, afirmou.
A Juíza na titularidade da VT de Xinguara, Luana Madureira dos Anjos, acrescentou que é uma entusiasta do sistema PJe e que sempre defendeu a sua instalação. Ademais, garante que daqui a alguns meses todos estarão adaptados e poderão ser observadas as melhorias e facilidades que o novo sistema traz.
Rômulo de Oliveira da Silva, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, também declarou-se como um entusiasta não só da implantação do Pje, mas também da informatização das justiças, pois os processos se tornam mais céleres.
Acrescentou que, atualmente, “Nós temos a faculdade de acompanhar o processo ‘pari passu’, recebendo no celular todas as tramitações que ocorrem através do aplicativo já disponibilizado para diversos tribunais, dentre eles, o TRT8”, afirmou.
Por fim, Presidente da Subseção da OAB de Xinguara, Cícero Sales da Silva, protocolou a primeira reclamação trabalhista no sistema PJe, com audiência marcada para o dia primeiro de agosto de 2017, às 10h30. Para ele, há uma excelente estrutura na subsede a fim de atender aos advogados da região.
A instalação do PJe em Xinguara foi a quarta das seis varas previstas para receber o sistema no ano de 2017.
Veja as fotos no Flikr do TRT8.
Fonte: Ascom8 com colaboração do servidor Marcus Vinícius Pereira Lopes (VT de Xinguara).