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A partir de agosto, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8 passa a adotar novos métodos para aquisições e aberturas de projetos de TI através de um canal direto que poderá ser acessado por meio da Central de Notícias.
Os novos modelos visam garantir um melhor controle e padronização das aquisições e aberturas de projetos de Tecnologia da Informação, aumentar a nota do TRT8 no Índice de Governança de TI, cumprir as recomendações do CSJT para que sejam instituídos processos de gerenciamento de serviços de apoio à governança de Tecnologia da Informação e a Resolução n.º 211/2015 do CNJ, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário.
A governança garante uma melhor aplicabilidade do recursos de empresas e órgãos públicos, pois “Governança e Gestão de TI é um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança e desempenho”, ou seja, as práticas que regem a governança geram uma segurança na hora de se gerir os recursos dentro de um órgão.
Dentro do Portal do TRT8 na aba de Governança Institucional qualquer pessoa pode encontrar a página de Governança e Gestão de TI, onde a SETIN organizou tudo que o Tribunal possui sobre os planejamentos em TI, estratégias, o comitê de Governança da Informação, o escritório de gestão de projetos e de contratações de TI, as políticas de segurança da informação e também sobre o desenvolvimento de sistemas do TRT8.
Em agosto passará a funcionar a página da SETIN onde magistrados e servidores poderão registar as Ordens de Serviços - OS, um Projeto ou um Documento de Oficialização de Demanda - DOD, que devem ser usados em situações distintas. Uma OS é usada para suporte técnico, como a instalação de um computador, por exemplo. Um Projeto é quando o setor solicita o desenvolvimento de um software ou sistema. Já o DOD deve ser feito para compra e contratação de serviços de TI.
Até esse momento o Tribunal não tinha um canal simples para que magistrados e servidores pudessem registrar seus projetos, agora,através do sistema de escritório de projetos, ficou mais fácil. Leonardo Feliciano, da SETIN, destaca os benefícios para os usuários. “Agora temos um canal de comunicação e gerenciamento das demandas, e magistrados e servidores passam a ter um feedback, teremos um número do projeto que ele poderá acompanhar e a mesma coisa em relação às contratações. A partir de agora, teremos um processo controlado para projetos e outro para as contratações”, destacou.
Veja tudo na Central de Serviços.