
Na última quarta-feira, 02 de agosto, iniciou-se a Correição Integrada do TRT8, período da primeira Correição Ordinária de 2017. Preliminarmente, na parte da manhã, o Corregedor-Regional do TRT8, Walter Paro teve uma conversa com os Diretores de Secretaria das Varas que seriam visitadas para orientar quanto às diretrizes que seriam adotadas.
A Correição Integrada foi aberta na 1ª Vara do Trabalho de Belém. “Hoje, o fato de se estar aqui, além da Correição Ordinária, é para acompanhar e demonstrar os dados da Vara. O fruto do nosso trabalho é eletrônico, temos o PJe, temos o e-Gestão, que é toda uma interpretação de dados que podem ser monitorados. Além disso, o Hórus veio para auxiliar na análise dos dados do sistema e-Gestão, dando facilidade de acesso e interpretação”, esclareceu o Desembargador e Corregedor- Regional do TRT8 Walter Paro.
O Corregedor- Regional recomendou a consulta ao sistema Hórus, na medida em que facilita a análise do desempenho das Varas. Ademais, salientou que os indicadores e metas elencados não propõem nenhum ranking, porque cada Vara possui uma realidade peculiar. Trata-se apenas de aprimorar a gestão.
Continuou, salientando que o papel como corregedor, hoje, não é de impor nada. “Porém, não podemos perder a visão de que atualmente, tudo é eletrônico, monitorado e precisamos de resultados. Aqui na Vara, os responsáveis são vocês, então deem o melhor de si, com autorresponsabilidade, um dos pilares da Corregedoria do TRT8.” Os outros dois, segundo o Corregedor-Regional, são gestão e visão sistêmica.
Em seguida, Rodopiano Neto, Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8 fez uma breve exposição sobre o alinhamento estratégico da Oitava Região aos macrodesafios definidos no planejamento estratégico do Poder Judiciário, mostrando os objetivos da correição integrada a partir do planejamento estratégico, como o trabalho da VT impacta no todo, em relação a esses macrodesafios visualizados nas metas nacionais, o que estão cumprindo é o que não estão cumprindo.
Para Simone Maria Miglio Muller, Diretora de Secretaria da 1ª VT de Belém, a correição foi totalmente inovadora. “Como a 1ª VT diligencia os relatórios do e-Gestão, alguns dados já eram acompanhados, mas alguns dados, como os referentes à execução e os da conciliação, surpreenderam. No geral eu fiquei satisfeita, pois a meta foi atingida em parte. O que não foi alcançado dá para se atingir, dá para se aproximar. A Corregedoria se mostrou totalmente disponível e parceira para o que a Vara precisar, inclusive diante das dificuldades que se enfrentam”, concluiu.
Na tarde do dia 02, a Correição Integrada aconteceu na 2ª VT de Belém. O dia 03 de agosto foi a vez da correição ocorrer nas 3ª e 6ª Varas, reunidas conjuntamente na Escola Judicial.
Joyce Sant'anna, Secretária de Audiências da 6ª VT de Belém, participou pela primeira vez de uma Correição e conta que teve uma excelente impressão de toda a equipe. “Achei totalmente diferente do que eu imaginava e bastante inovadora e interessante. Todos os dados, metas, ideias e sugestões que passaram para a Vara ajudam bastante no realizar do trabalho e propiciam uma nova visão de como desempenhar as nossas tarefas da melhor maneira possível.”
Veja as Varas que participarão da Correição integrada durante os meses de agosto e setembro.
Veja fotos da Correição na 1ª e 2ª VTs de Belém.
Veja fotos da Correição na 3ª e 6ª VTs de Belém.