
A Governança de TI é o conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades que as instituições e organizações adotam para estabelecer os processos de tomada de decisões e diretrizes para o gerenciamento e uso da Tecnologia da Informação. Recentemente, para facilitar as requisições de TI, a SETIN do TRT8 preparou a Central de Serviços, como um canal único para que todas as solicitações de suporte técnico, de abertura de projetos de TI, contratações e aquisições sejam feitas de forma fácil e transparente.
Entenda como fazer requisições para SETIN.
Agora a SETIN traz a Central de Serviços, onde usuários poderão fazer suas requisições de contratações, de forma centralizada e podendo acompanhar todo o trâmite do processo. “Essa padronização é uma exigência do CNJ e do TCU, visando aumentar a eficiência de serviços de TI e consequentemente o aumento da nota do Índice de Governança de TI que é uma avaliação pela qual o TRT8 passa.”, diz o analista judiciário da equipe de Governança e Gestão de TI, Raphael Vilela.
- A Ordem de Serviço (OS) é a solicitação de suporte técnico que acontece no dia a dia dos usuários do Tribunal. Reparação em um computador ou impressora, troca de senha de usuário, instalação de software são exemplos de atividades que requerem a abertura de uma O.S. Esta funcionalidade requer que a página seja aberta no navegador do Internet Explorer.
- Já o Projeto é uma demanda mais complexa, pontual, que exige todo um planejamento e tem resultados permanentes para o Tribunal. Novas funcionalidades em um sistema, implantação de projetos nacionais são exemplos de situações em que deve ser aberto um projeto na Central de Serviços. Esta funcionalidade requer que a página seja aberta no navegador do Google Chrome ou Firefox.
- O Documento de Oficialização de Demanda (DOD) envolve as aquisições de produtos e serviços de Tecnologia da Informação, este documento é um formulário onde o usuário deverá preencher com as informações necessárias para abertura da demanda. O usuário deverá abrir um DOD quando necessitar comprar licenças de software, da contratação de treinamento para utilização de um determinado serviço de TI ou mesmo a compra de uma impressora colorida. Esta funcionalidade requer que a página seja aberta no navegador do Google Chrome ou Firefox.
Você sabe o que é Governança de TI?
A Governança e Gestão de TI rege a melhor aplicabilidade dos recursos públicos, tornando mais fácil para o Tribunal fiscalizar compras relacionadas a recursos de tecnologia da informação, pois tem o foco no direcionamento e fiscalização das práticas de gestão e uso da TI de uma instituição. Além disso a Governança da TI gera uma maior transparência nas aquisições e na execução de projetos, como a compra de licenças de software, contratação de serviços de TI, entre outros. Por isso, empresas e instituições têm criado índices de governança próprios.
Na página de Governança de TI do Tribunal, localizada no Portal do TRT8, os usuários poderão encontrar toda a informação sobre o que é Governança de TI e todas as práticas já adotadas pelo Tribunal nesse sentido como as resoluções que devem ser seguidas, o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e todas as demais ações para a consolidação da Governança e Gestão de TI.
Confira na Central de Serviços o tutorial feito pela equipe da SETIN para saber como registrar um projeto.
Serviços:
Veja o vídeo e saiba o que são OS, Projeto e DOD.
Confira a página de Governança de TI no Portal do TRT8
Clique aqui e vá para a Central de Serviços.
Precisando de ajuda?
Envie um e-mail para setin.governanca@trt8.jus.br