
No último dia 21 de agosto, a desembargadora Zuíla Dutra e juíza do trabalho Vanilza Malcher, coordenadoras da Comissão do Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, do TRT8, apresentaram para o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, a identidade visual da campanha do TRT8 contra o trabalho infantil que será divulgada durante as festividades do Círio de Nazaré.
Este ano, como vem sendo feito desde 2015, o TRT8 alinhou sua campanha contra o trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem, com o tema principal do Círio, colocando Maria como uma guia para crianças e jovens no caminho da educação sob tema: “Maria, Estrela da evangelização, conduz as crianças e os adolescentes ao caminho do pleno desenvolvimento e da educação”.
Para a desembargadora Zuíla Dutra, que também integra a Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, além da Comissão da Criança e do Adolescente, do CNJ, a parceria com a Arquidiocese de Belém traz a oportunidade de conscientizar a sociedade sobre os perigos e prejuízos do trabalho infantil, além de divulgar a campanha na manifestação religiosa e cultural que atrai mais de um milhão de pessoas para as ruas de Belém e região metropolitana.
“Essa parceria é muito relevante, porque nós sabemos que o Círio de Nazaré congrega milhares de pessoas e nós precisamos criar uma consciência coletiva no sentido de combater o trabalho infantil, que é um mal que traz gravíssimos prejuízos, não somente para as crianças e adolescentes que perdem sua infância, mas também para toda a sociedade”, pontuou a desembargadora.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, ressaltou a importância dos vários setores da sociedade estabelecerem parcerias para estarem juntos no combate ao trabalho infantil. “Nós nos empenhamos em dar o pleno apoio, temos a possibilidade de chegar a uma infinidade de pessoas no Círio de Nazaré. Para nós é uma luta pelo bem, pela dignidade das nossas crianças e adolescentes e a luta contra o trabalho infantil não pode parar. Nós precisamos lutar continuamente nessa direção e esperamos que todas as forças da sociedade estejam juntas, e nos colocamos à disposição para que essa campanha seja levada adiante e produza os seus frutos”, destacou.
O lançamento oficial da campanha acontece dia 19 de setembro no TRT8, mesmo dia em que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita o Tribunal, como destaca a Coordenadora Regional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, a juíza Vanilza Malcher. “Nós teremos o lançamento oficial, que será o nosso Tribunal, dia 19 de setembro. A partir de então nós aguardamos o dia 6 de outubro, que é o dia em que a campanha estará efetivamente nas ruas, em frente às escolas e em frente às instituições parceiras”, finalizou.
A identidade visual da campanha deste ano foi apresentada e aprovada pela presidente do Tribunal, desembargadora Suzy Koury, antes de se apresentada ao público interno e externo.