TRT8 incentiva a leitura e compartilhamento de livros. ​​

— Foto: ASCOM8

 

É comum ouvirmos que os livros nos levam para lugares além de nossa imaginação. Mundos mágicos, de ficção ou reais, distantes, próximos, a cada página virada, um novo caminho a descobrir, uma nova informação a conquistar, um universo de possibilidades se descortinando com o saborear de cada palavra.
 
​Ciente disso, o T​ribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio do programa "T​RT8 Solidário​"​ que estimula a​ realização de ações voluntárias, aderiu ao projeto Livro Livre, que estimula a ​leitura por meio da ​doação de livros ​que são disponibilizados para o público que circula no Tribunal, estimado em cerca de 5.000 pessoas diariamente.

​E de onde vêm esses livros? Todos frutos de doação do público interno e externo do Tribunal, que alimentam os três displays posicionados no Quintal da Conciliação e no hall dos dois edifícios em que se localizam as Varas, em Belém.

Após receber o carimbo explicando sobre o projeto e informando o leitor de que aquele livro, após lido, deve ser libertado em outro lugar, para que possa continuar circulando, todos são disponibilizados nos ambientes que o TRT8 criou.
 
Implantado há pouco mais de três meses, o projeto vem crescendo e tem, em média​,​ cerca de 150 livros ​retirados a cada mês, e vem conquistando admiradores. ​Um deles é o senhor Francisco Dutra, que, em uma segunda-feira, ​​​compareceu ao TRT8 para uma audiência, e​,​ durante a espera, aproveitou para desvendar o ambiente, quando descobriu o ​h​all  onde estavam expostos os livros para adoção​​.

A escolha do livro feita pelo seu Francisco foi  ‘’Invenção de Onira’’​,​ de Sant'Ana  Pereira​. ​Ele ressaltou que​,​ de início​,​ ficou muito surpreso quando descobriu que o local onde achou o livro faz parte de um projeto social que incentiva a leitura, e ao mesmo tempo emocionado, pois na infância poucas vezes teve contato com livros. Entusiasmado com a sua escolha, levou o livro com o compromisso de trazê-lo de volta juntamente com mais cinco doações​, e assim o fez, passando a integrar a lista de doadores para o projeto.​

Para seu Francisco, a leitura é um hábito que foi adquirido com o tempo, o fascínio começou quando ele descobriu que,​ entre tantos problemas da sua rotina exaustiva como vendedor, ele poderia achar a ‘’fuga’’ entre tantas histórias,  ‘’​eu acho que a leitura deve ser incentivada desde criança, adoro ler e fantasiar as histórias​,​ e isso é uma forma de me distrair e relaxar, agora imagina as crianças que t​êm uma imaginação à flor da pele‘’, complementou​.​

​Além dele, o Livro Livre no TRT8 tem mais uma boa leitora assídua e que pensa em expandir cada vez mais o projeto para outros pólos jurídicos, é a ​advogada Ana Cristina, que descreveu como descobriu o projeto Livro Livre​:‘’Eu descobri o projeto através do expositor que fica em frente ao ​Quintal de ​Conciliação, e achei tão interessante a id​eia, que no mesmo dia peguei o livro e compartilhei com os meus amigos, e​,​ assim que terminei de ler o livro emprestado, o deixei n​a Vara do Trabalho de Capanema, ou seja, não compartilhei o projeto somente aqui e sim em outros ​locais, sendo uma forma de potencializar esse projeto​ para além da sede​‘’. 
 
​Destacando a importância do projeto, a advogada ainda reforçou que​,​ se pudesse deixar um legado, seria o seu bom gosto pela leitura, ‘’​o Livro ​Livre é uma forma de influenciar a leitura na rotina das pessoas, e são livros com uma temática muito boa, que podem transmitir bons ensinamentos, e se eu pudesse deixar um legado para as pessoas, seria a minha paixão pelo mundo da leitura’’.  

O ato de ler se transforma em vários benefícios para o desenvolvimento humano, dessa forma, não perca mais tempo, leia, imagine, viaje, e compartilhe o seu conhecimento com outras pessoas. 

 ​Participe e doe aquele livro que está esquecido  e guardado na sua estante para o projeto ‘’ Livro livre’’. As entregas podem ser feitas na Assessoria de Comunicação do TRT8, localizada no 2º andar do edifício sede.

E​, caso você tenha interesse em levar o projeto para a sua localidade, entre em contato com a ASCOM e descubra como iniciar essa viagem pelo mundo da leitura.​

 

Serviço: Ascom - Fone: 4008-7049/7028