
Na manhã da terça-feira (17), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, órgãos do judiciário formalizaram um inédito Termo de Cooperação Técnica entre si, que visa promover o intercâmbio de informações com intuito de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas à governança de cada um dos partícipes, seja nas áreas administrativas, visando otimizar e minimizar os custos com futuras contratações, aquisições e serviços, assim como o compartilhamento de atividades e boas práticas nas áreas de gestão de pessoas, capacitação, saúde, tecnologia da informação, engenharia, logística sustentável, entre outros.
Fruto de uma iniciativa conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, a assinatura do documento que celebra a Cooperação Técnica entre os órgãos vem sendo costurada há alguns meses por meio de reuniões de trabalho que vêm ocorrendo entre técnicos dos diversos órgãos, que já produzem resultados práticos, como o Seminário sobre o eSocial para Órgãos Públicos, que será realizado no auditório do TRT8 no dia 10 de novembro, e que conta com custos compartilhados por todos os tribunais signatários do acordo.
Para o presidente do TJe-PA, a parceria é a palavra de ordem: "Hoje nós temos que usar a criatividade para avançar na administração pública, nós temos responsabilidades diante de uma crise que, além de ética e de valores, inclusive financeira e temos que avançar, inovar, e a forma com que estamos fazendo isso é com a parceria, e por isso estamos aqui hoje efetivando esse termo de cooperação, porque nós temos condições de, juntos, alcançarmos nossos objetivos. A Justiça Federal, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho, a Justiça Estadual, estamos juntos, e que esse contrato simbolize um novo olhar, uma nova visão de administração, onde vamos dividir inclusive as dotações orçamentárias para que possamos facilitar nossas ações, otimizar nossos projetos e alcançar nossos objetivos, e fico muito feliz em ver que estamos caminhando juntos, no rumo certo, sem vaidades, com o pé no chão e por meio da parceria", destacou o desembargador Ricardo Nunes.
Em seu pronunciamento, a desembargadora do Trabalho, Suzy Koury, presidente do TRT da 8ª Região, destacou a importância do trabalho conjunto dos órgãos. "O desembargador Ricardo, no começo do meu mandato, me visitou e propôs essa parceria, para trabalharmos juntos, e nossas equipes estavam junto conosco e começaram a verificar que temos muita coisa a compartilhar e a aprender um com outro. Não é inteligente buscar competição entre os órgãos e temos que otimizar o uso das equipes maravilhosas que temos, formada por um quadro excepcional de profissionais, e fico muito honrada em estar aqui. Tenho certeza que estamos no início de muitas parcerias que apresentarão importantes resultados para os jurisdicionados".
Presidente do TRE-PA, a desembargadora Célia Regina Pinheiro agradeceu os presentes e ressaltou a importância de um ato inédito como esse. "Para mim é um dia de muita alegria e gratidão, porque é muito bom quando começamos a olhar de forma diferente, e esse olhar não poderia ser outro que não seja o da parceria, que hoje assinamos, mas que vem sendo materializada há um tempo. Queremos sim essa troca de experiências para que possamos, junto com as equipes que temos, promover o compartilhamento do saber para um amplo desenvolvimento de todos. Às vezes, as dificuldades nos apontam soluções para a vida, e com certeza estamos aqui construindo o início de uma longa parceria, que já deu certo", ressaltou.
Veja as fotos, aqui.