Fadiga visual e prevenção ao câncer são temas de palestras da Semana Institucional

— Foto: ASCOM8

 

Em tempos passados, quando os textos ainda eram escritos em papel, seja com caneta ou máquina de escrever, o contato das pessoas com imagens nas telas era restrito aos momentos em frente à televisão ou no escurinho do cinema.

Atualmente, com o advento da internet e das mídias móveis, é constante o contato das pessoas com celular, tablet e computadores, que são usados para o trabalho, contato e lazer, e mesmo a TV já vem com dispositivos que permitem a interação com esses equipamentos.

Essas questões e os sintomas que são causados por essa nova realidade foi o tema da palestra da oftalmologista Rita Vallinoto, na palestra de abertura da atividade voltada aos servidores na V Semana Institucional do TRT8.

Tipo de luz do computador e condições de iluminação da sala, além da forma de sentar diante da tela são fatores que afetam diretamente a perda da condição visual, sendo necessário um acompanhamento e avaliação de eventual prejuízo visual, para tomada de ações que minimizem os riscos.

Na segunda parte da tarde, a palestra foi ministrada pela oncologista Rosa Vallinoto, que destacou a importância dos cuidados preventivos ao câncer, especialmente os de mama e de próstata.

Apontando a importância da prevenção no combate efetivo ao câncer, a palestrante destacou os efeitos ampliadores do desenvolvimento de câncer causados pela manutenção de hábitos como o consumo de comidas condimentadas, com excesso de gordura, assim como o consumo de álcool e cigarro, responsável pelo adoecimento de 50% dos seus consumidores.

Para uma prevenção efetiva, é fundamental o acompanhamento médico com a realização de exames periódicos e monitoramento dos resultados, especialmente a mudança de hábitos.

Veja as fotos do terceiro dia da V Semana Institucional.

Veja a apresentação da Palestra Fadiga ocular.

Veja o video apresentado na palestra.