
O TRT8 alcançou números expressivos na Semana Nacional de Conciliação. Durante a semana promovida pelo CNJ, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região conseguiu homologar 850 acordos, que totalizam R$19.803.017,62. Segundo a Coordenadoria de Gestão Estratégica, esse número representa um aumento de 49,6% na quantidade de acordos homologados e de 244% nos valores homologados em relação a Semana de 2016.
A presidente do Tribunal, desembargadora Suzy Koury, parabenizou todos os envolvidos na Semana Nacional de Conciliação e ressaltou que os resultados obtidos demonstram a eficácia na prestação jurisdicional do TRT8. “Parabéns a todos que contribuíram para esse resultado, que coroa a nossa atuação, pois as partes têm uma efetiva e rápida prestação jurisdicional”, afirmou.
O desembargador Walter Paro, corregedor-regional, afirma que os bons resultados na Semana da Conciliação são consequência dos esforços mútuos de magistrados, servidores, e administração do TRT8. “A semana foi uma mera fotografia daquilo que já vem sendo trabalhado durante este ano, eu acredito que o servidor está mais atento a isso [...] Parabéns a todos os magistrados e servidores do 1º Grau, o resultado foi fantástico. Eu estou muito feliz, é uma vitória de uma consciência que está sendo formada, uma nova cultura de ver o processo de uma forma sistêmica”, completou o desembargador.
Novidades
Este ano o Portal do TRT8 teve um conciliômetro, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8, que diariamente atualizava os dados obtidos pelo Tribunal nas conciliações. Além disso, as Varas do Trabalho enviaram seus resultados diariamente para atualização do Sistema Nacional de Conciliação do CNJ, agilizando os resultados do Tribunal.
O coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, destaca que entre as mudanças que ocorreram este ano está a utilização do sistema gerencial Hórus pelas Varas, que facilita a visualização dos resultados institucionais. “A partir deste ano, as unidades passaram a contar com o Sistema Hórus, uma poderosa ferramenta gerencial para o acompanhamento dos resultados institucionais. O Hórus detalha o desempenho de cada unidade em relação às metas nacionais do Poder Judiciário, como é o caso da meta número três, que refere-se à conciliação. É importante lembrar que as metas judiciárias representam os resultados a serem alcançados pelo TRT da 8ª Região para atingir seus objetivos estratégicos, ou seja, a efetividade da prestação jurisdicional” destacou.
CEJUSC
Outra novidade nesta Semana da Conciliação, foi a atuação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (CEJUSC-JT) de 1º e 2º Graus. O CEJUSC foi responsável pelo valor de R$ 4.017.093,87 em acordo homologados.
O desembargador Luis Ribeiro, coordenador do CEJUSC em substituição afirma que o desempenho do CEJUSC foi satisfatório e que os resultado permitem que as partes saiam satisfeitas com o resultado. “Eu avalio o desempenho do CEJUSC como muito satisfatório porque nós tivemos 850 acordos realizados, quase 20 milhões arrecadados no TRT8. Isso implica em uma satisfação maior aos jurisdicionados que aqui estavam litigando e que conseguiram através da conciliação mediar o seu conflito e sair com uma solução que agrada as duas partes”, apontou.
Conciliar está na alma da Justiça do Trabalho, por isso, independente da Semana Nacional de Conciliação, as partes que quiserem conciliar seu processo devem procurar o TRT8 e a Vara onde o processo tramita.
Veja as matérias sobre a Semana Nacional da Conciliação
Semana Nacional da Conciliação encerra com mais de 17 milhões de reais arrecadados na 8ª Região
TRT8 participa da Semana Nacional de Conciliação