
Garantir o bom atendimento do jurisdicionado e atuar buscando a efetividade de suas decisões são objetivos do projeto Conversando a gente se entende", idealizado e iniciado pela 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, no Pará. Lançado na última segunda-feira (11), o projeto visa resolver conflitos com brevidade e consiste em estabelecer todas as quartas-feiras das semanas como o dia prioritário para conciliação. Para participar do projeto, as partes interessadas em antecipar a solução do conflito podem comparecer ao local em toda quarta- feira, e não há necessidade de agendamento prévio.
Na primeira quarta-feira em que foi colocado em prática, o projeto obteve êxito, chegando a alcançar 11 acordos nos 11 processos que não estavam na pauta e que foram listados além dos que já constavam da pauta regular.
De acordo com o presidente da Subseção da OAB de Abaetetuba, Cláudio Aládio, a iniciativa foi uma ótima atitude para dar maior agilidade de resolução dos processos da Vara. “Acho excelente a iniciativa da juíza titular da 1ª VT de Abaetetuba, Flávia Kuroda, tendo em vista que é do conhecimento de todos os advogados que exercem função aqui, bem como de toda a comunidade, o grande volume de processos existentes, tanto na fase executória como na fase de conhecimento, portanto parabenizo a iniciativa da magistrada, é um projeto que tem como foco o interesse em solucionar processos pendentes e que acabam dificultando o bom andamento da justiça.”
Para a magistrada, o processo é muito importante para garantir eficiência na entrega do direito e rapidez na resolução de processos que se aglomeram na Vara. “A ideia nasceu com o intuito de resgatar a essência da Justiça do Trabalho, que é conciliar, ainda mais considerando o grande volume de processos em Abaetetuba, que acabam por alongar a pauta de audiência. Com a conciliação o processo se resolve em definitivo. A experiência inicial foi gratificante, pois, após cada acordo estabelecido, o sorriso no rosto dos reclamantes demonstraram a satisfação e o alívio em ter os seus problemas resolvidos.”
Diante do sucesso da iniciativa, a Vara se prepara para realizar a segunda edição do "Conversando a gente se entende" na próxima quarta-feira (21), sempre buscando obter êxito nas suas conciliações.
Serviços:
Toda 4ª feira
Horário: 8h ás 15h
Local: 1ª VT de Abetetuba, avenida Dom Pedro II, 668 - Centro
Contato: (91)37511148 e v1abaetetuba.dir@trt8.jus.br
Quer participar? Não precisa agendar atendimento, só é necesseário comparecer ao local, todas as quartas.