
Depois de 24 anos de serviços prestados ao Tribunal, o servidor Walter Oliveira, Técnico Judiciário - Seção de Segurança, está se despedindo do TRT8. O servidor, que passou no concurso quando tinha 45 anos de idade, brinca que entrou no TRT8 aos 45 do segundo tempo, em abril de 1993, mas sempre se empenhou para realizar seu trabalho da melhor forma.
Seu Walter, como é conhecido, começou no Tribunal lotado na Diretoria-Geral e lá ficou por dois anos até ser transferido para o gabinete da desembargadora Lygia Oliveira. Há 13 anos ele trabalha no gabinete do desembargador Luis Ribeiro, de quem se declara um admirador. “Dr. Luis é fora de série, é mais quem gostaria de trabalhar aqui nesse gabinete. Eu acho que isso é uma recompensa que Deus me deu porque eu já trabalhei muito no pesado”, comentou.
Antes de passar no concurso para o Tribunal, seu Walter trabalhava como motorista e conta que saía de casa às três da manhã e voltava
à uma hora da manhã do dia seguinte. “Esses meus cabelos brancos foram todos precoces, de tanto trabalhar. Antes trabalhava só dirigindo carro”, conta. A necessidade da aposentadoria veio quando sua esposa também se aposentou. “Vou sair porque minha esposa também parou, poderia ter saído antes, mas como minha esposa trabalhava aqui para o centro, para evitar que ela viesse de ônibus eu sempre trazia ela”.
Seu Walter se destaca pelo gosto pela música. Participou do projeto musical que havia no Tribunal, onde fez aulas de violão. “Fiz aulas de violão, foram três semestres que nós fizemos, uma pena que acabou”. O desembargador Luis Ribeiro ressalta que foi Seu Walter que o inspirou a criar o projeto aqui no Tribunal. “Nós somos parceiros de música, ele é um insistente no aprendizado do violão, já teve pelo teclado. Por conta do Seu Walter, de querer ter um aprendizado maior com a música, eu fundei um projeto aqui no Tribunal, ele foi o grande inspirador disso. Acho que nunca falei isso para ele de modo claro, mas ele entendeu pelas circunstâncias”, comentou o desembargador.
A servidora Simone Ballout, que trabalha há 8 anos com Seu Walter, no gabinete do desembargador Luis Ribeiro, também destaca o gosto dele pela música. “Ele sempre quer que a gente cante uma música, isso pra mim é muito marcante. Ele sempre pede para eu cantar e eu dificilmente consigo. Seu Walter gosta muito de música e ele sempre vira assim de repente, ‘canta uma música aí Simone’ e pega a gente desprevenido”, recorda.
O futuro aposentado diz que a primeira coisa que irá fazer é viajar para o nordeste com a esposa, já no próximo domingo, mas afirma que nunca lhe faltará trabalho em sua casa. “Eu costumo dizer que pra quem gosta de trabalhar, em casa não falta o que fazer. Tem tanta coisa pra nós fazermos na nossa casa, se a gente for pagar todos os serviços da casa da gente não tem condições”, falou.
Veja algumas mensagens deixadas por amigos que Seu Walter fez durante esses anos de trabalho.
“Nesse tempo todo eu não recordo de um dia só que eu tenha visto o Seu Walter triste. Ainda que ele estivesse com o coração dele encharcado por alguma tristeza, por algum ressentimento, ele sempre se demonstrou alegre no ambiente de trabalho. Participativo, colaborativo, podemos dizer que é um parceiro para todas as horas, independente de ser no trabalho ou fora do trabalho, ele está sempre disponível. Assim como ele encontrou um amigo para qualquer situação que ele queira resolver”, Luis Ribeiro - Desembargador do Trabalho.
“Seu Walter sempre foi um colega de trabalho muito alegre, de alto astral, generoso, prestativo, uma pessoa que sempre se preocupa com os outros, muito carinhoso conosco também, animado, festeiro, enfim eu tenho muitas boas recordações desse período todinho que eu trabalhei com ele”, Simone Ballout - Técnica Administrativa.
“Servidor responsável e amigo, não teremos sua convivência diária alegria e companheirismo, mas estamos felizes pois sabemos que a aposentadoria é um benefício merecido. Será sempre bem-vindo aqui neste gabinete e sempre morará em meu coração. Vou sentir muitas saudades”, Ana Paula Sekioka - Assessora do Des. Luis Ribeiro.
Confira as fotos da despedida no flickr