
O documentário “Paradoxos, Paixões e Terra Firme” é o selecionado da sessão de agosto, que terá a presença do diretor Adriano Barroso.
O Cineclube TRT8/UFPA realiza quinta-feira, 31, às 8h30, mais uma exibição de filmes no auditório da sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Belém. Este mês será exibido o filme “Paradoxos, Paixões e Terra Firme”, dirigido pelo paraense Adriano Barroso cuja carreira alcança 30 anos de atuação no teatro e cinema. O evento tem como público principal alunos de escolas públicas da região metropolitana de Belém atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, executado pelo TRT 8a Região.
O documentário dirigido e roteirizado por Adriano, acompanha durante a Celebração da Semana Santa, um grupo de artistas que envolve a comunidade do bairro da Terra Firme - um dos mais populosos da capital paraense - para a apresentação de uma peça teatral pelas ruas do bairro, baseada no drama da Paixão de Cristo. O espetáculo faz parte das inúmeras ações do projeto do grupo Ribalta que há 40 anos trabalha com teatro reunindo jovens em situação de risco, tirando-o das ruas, numa forma de ação de cidadania.
O diretor estará na sessão para falar ao público sobre a produção do filme e sobre sua trajetória artística e também mostrar uma prévia de seu último curta-metragem, Antigamente Não Existia Dia, que está em fase de preparação para lançamento. Barroso escreveu 18 peças teatrais. No cinema, atuou em nove longas metragens e doze curtas. Escreveu roteiros de ficção, documentários, série de TV e animação. É o roteirista amazônico com mais roteiros filmados na região. Tem três livros publicados, dois de dramaturgia e um de poemas e participação em diversas antologias brasileiras com contos e novelas e algumas revistas nacionais com críticas e crônicas.
O Cineclube TRT8/UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Angela Gomes, e executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, coordenada pela Desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela Juíza Vanilza Malcher.
As sessões mensais reúnem em média duzentos alunos de escolas públicas da Grande Belém, que fazem parte das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem. Ao final de cada filme os participantes realizam um debate sobre as temáticas apresentadas na sessão, com mediação da equipe do Tribunal e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. A atividade também é aberta aos servidores do TRT e ao público em geral.
PARADOXOS, PAIXÕES E TERRA FIRME
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Adriano Barroso
Produção Executiva: Mário Costa
Produção: Monalisa da Paz, Bethania Souza e Lidiane Martins
Cinegrafistas: Well Maciel, Marcelo Souza e Marcelo Lelis
Desenho de som: Leo Chermont
Arte e Cartaz: PP Conduru
Montagem e colorização: Mário Costa
Realização: Macieira Filmes com apoio da Floresta Sonora