Correição integrada de 2017 destaca-se pela inovação.

— Foto: ASCOM8

 

Desde o dia 02 de agosto de 2017, ​a Corregedoria-Regional do​ TRT8 iniciou ​o ciclo d​a sua primeira Correição Ordinária de 2017. Com um conceito inovador, a Correição ocorre de maneira integrada com outros setores do TRT8 e tem como foco ​apoiar e ​estimular as unidades a alcançarem as metas estabelecidas pelo CNJ e CSJT.

A correição conta com a participação da Coordenadoria de Gestão Estratégica​,​ que realiza uma breve exposição sobre alinhamento estratégico da Oitava Região aos macrodesafios definidos no planejamento estratégico do Poder Judiciário, mostrando os objetivos da correição integrada a partir do planejamento estratégico, como o trabalho da VT impacta no todo, em relação a esses macrodesafios visualizados nas metas nacionais, ​e ​o que estão cumprindo e o que não estão cumprindo.

O objetivo da Correição Integrada, desenvolvida pela Corregedoria Regional,​ é fomentar a visão sistêmica, a auto responsabilidade, e a gestão de serviços judiciários de 1º​ ​grau, com vistas ao alcance de resultados sustentáveis e com foco nas relações humanas. ​No primeiro momento da Correição, durante a reunião de abertura, é reforçada a ideia do Tribunal ser reconhecido como instituição que valoriza e desenvolve as pessoas na busca pela efetividade da prestação Jurisdicional.

O Corregedor Regional, ​Desembargador ​Walter Paro, destacou que os atos que estão sendo aplicados na Correição são atos preparatórios e espera que a nova ferramenta Hórus se torne algo rotineiro, ‘’​o objetivo ​tem sido alcançado, uma vez que conseguimos trazer aos servidores uma visão sistêmica, pois o Tribunal está preocupado com o servidor, com o desempenho e qualidade dos serviços e​,​ ​sobretudo,​ com a saúde​. Agora​,​ com o Hórus​,​ que é uma nova ferramenta de acesso e leitura mais amigável do E-Gestão, esperamos que possa criar uma motivação aos servidores​,​ que​,​ de certa forma estão mais ​empoderados.‘’

De acordo com o Chefe da Seção de Projeto da COGES​, Thiago Reis, o Projeto de Correição Integrada é exercida de forma conjunta, em parceria com a Corregedoria, Coordenadoria de Gestão estratégica, Coordenadoria de Saúde(CODSA) e a Escola Judicial(Ejud). Dessa forma, os dois primeiros dias de cada semana são destinados para ações educativas da EJUD, com propósito de explicar o que é a correição. “O objetivo aqui é darmos continuidade na agenda correcional da corregedoria. Além de analisar a questão processual e prática do trabalho e das varas, trazemos a questão estratégica. Analisar a questão das pessoas, tanto o clima organizacional como a saúde dos magistrados e servidores, além da qualificação com a participação da Escola Judicial’’, esclareceu Thiago Reis.

​Parauapebas
Nos dias 23, 24 e 25 de agosto a Correição foi realizada nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª VTs de Parauapebas. No auditório do Fórum de Parauapebas, magistrados, diretores de secretaria e servidores se reuniram com o Corregedor-Regional, Walter Paro, com o Coordenador da Gestão Estratégica, Rodopiano Neto e os servidores da Corregedoria​,​ Jorge Avelar e Michel Fernandes para ​apresentarem os dados estatísticos das unidades.

‘’A Correição Integrada do Fórum de Parauapebas foi tranquila, e, falando em nome da 1ª V​ara​,​ em que sou titular, o corregedor veio juntamente com a equipe, com uma proposta de aperfeiçoamento, melhora de desempenho, e indo muito além do âmbito de fiscalização, mas sim de tentar identificar quais seriam os problemas a serem resolvidos, quais as dificuldades do dia-a-dia, e​,​ junto com os juízes​,​ tentar uma solução coletiva‘’,​ relatou Fernando Bessa, Ju​i​z ​do Trabalho ​Titular da 1​ª​ VT de Parauapebas.

Para Enerson Andrade, Diretor de Secretaria da 4ª VT de Parauapebas, ''a correição integrada em Parauapebas foi inovadora. Tivemos a oportunidade de conhecer maneiras mais eficientes de gerir o trabalho nas varas, aumentando os resultados, alcançando as metas, com mais tempo para desempenharmos nossas atividades particulares. Conhecemos de perto uma visão mais sistêmica da Corregedoria, com vistas a alcançar metas de produtividade e de clima organiza​cional. Além disso o clima correicional foi muito agradável. A Corregedoria soube, de maneira singular, aliar a importância do alcance das metas, com a realidade vivenciada em Parauapebas. Enfim, foi uma satisfação enorme participar dessa correição integrada, pois sai com a certeza de que a Corregedoria é um órgão com vista a fornecer apoio para o alcance das metas, e não apenas de cobrança. Sai da correição com a certeza de que tenho que me empenhar mais ainda no serviço público, pois nosso trabalho influencia a todos da ​J​ustiça do ​T​rabalho, e não apenas ao jurisdicionado.”

Segundo o servidor Jorge Avelar, a correição foi muito positiva e teve o objetivo de estimular as unidades a atingirem as metas do CNJ e do CSJT. “Cada vara possui uma realidade. As unidades se comprometeram a enviar um Plano de Contribuição para a Corregedoria, informando como podem contribuir, levando em consideração a realidade da vara.”​

​​
Macapá e Monte Dourado
A correição aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, e contou com a presença de magistrados e servidores da 1ª a 8ª VT de Macapá e da VT de Monte Dourado. A correição foi realizada conjuntamente no auditório do Fórum de Macapá.

O servidor Rodrigo Monteiro de Oliveira, Diretor de Secretaria da 1ª VT de Macapá, que já participou de outras correições, também classificou a correição como inovadora. “Esta correição foi bem diferente de todas que já passei, focaram em dados estatísticos e não apenas em procedimentos ou processos, isso é muito legal, pois enxergamos as metas que estamos alcançando. A metodologia aplicada foi, sem dúvidas, bem melhor, porém se pudermos sugerir, sugerimos que tenhamos um momento com cada unidade.”​

Belém
Na última terça-feira, 05 de setembro, foi a vez da Correição Integrada do TRT8 acontecer na 4ª e 5​ª​ Vara do Trabalho de Belém. Para o Diretor da 5ª Vara, Celso Tomaz Ribeiro, a correição foi totalmente inovadora​.​ ‘’Eu achei bem interessante e prático, a questão da visão sistêmica e da responsabilidade é um modo de gestão que eu sempre segui e​,​ com o incentivo da corregedoria, nos ajuda a focar mais ainda, pois, sabendo que o corregedor está do nosso lado, a trabalhar de modo eficiente e organizado, o resultado é mais satisfatório e produtivo. ‘’

Na quarta- feira, 06 de setembro, a Correição Integrada foi realizada no Auditório do TRT8 e contou com a p​resença de​ m​agistrados e​ ​s​ervidores da​s 7​ª​​ e 8ª Vara​s​. Para a ​assistente da ​diretora de​ secretaria, Núbia Viana, ''A correição foi uma experiência diferente, e muito proveitosa​. ''

​​​Nesta semana será a vez das VTs de Marabá​​, Tucuruí​, Xinguara e Redenção​, que participam de Correição conjunta.

Veja as Varas que participar​am e participarão da Correição integrada durante os meses de agosto e setembro​.

Veja a agenda completa aqui.

Veja fotos da Correição na 1ª e 2ª VTs de Belém.

Veja fotos da Correição na 3ª e 4ª VTs de Belém

Veja fotos da Correiçãp na 6ª e 7ª VTs de belém

Veja fotos da Correição nas VTs de Macapá e Monte Dourado.