
Desde o dia 02 de agosto de 2017, a Corregedoria-Regional do TRT8 iniciou o ciclo da sua primeira Correição Ordinária de 2017. Com um conceito inovador, a Correição ocorre de maneira integrada com outros setores do TRT8 e tem como foco apoiar e estimular as unidades a alcançarem as metas estabelecidas pelo CNJ e CSJT.
A correição conta com a participação da Coordenadoria de Gestão Estratégica, que realiza uma breve exposição sobre alinhamento estratégico da Oitava Região aos macrodesafios definidos no planejamento estratégico do Poder Judiciário, mostrando os objetivos da correição integrada a partir do planejamento estratégico, como o trabalho da VT impacta no todo, em relação a esses macrodesafios visualizados nas metas nacionais, e o que estão cumprindo e o que não estão cumprindo.
O objetivo da Correição Integrada, desenvolvida pela Corregedoria Regional, é fomentar a visão sistêmica, a auto responsabilidade, e a gestão de serviços judiciários de 1º grau, com vistas ao alcance de resultados sustentáveis e com foco nas relações humanas. No primeiro momento da Correição, durante a reunião de abertura, é reforçada a ideia do Tribunal ser reconhecido como instituição que valoriza e desenvolve as pessoas na busca pela efetividade da prestação Jurisdicional.
O Corregedor Regional, Desembargador Walter Paro, destacou que os atos que estão sendo aplicados na Correição são atos preparatórios e espera que a nova ferramenta Hórus se torne algo rotineiro, ‘’o objetivo tem sido alcançado, uma vez que conseguimos trazer aos servidores uma visão sistêmica, pois o Tribunal está preocupado com o servidor, com o desempenho e qualidade dos serviços e, sobretudo, com a saúde. Agora, com o Hórus, que é uma nova ferramenta de acesso e leitura mais amigável do E-Gestão, esperamos que possa criar uma motivação aos servidores, que, de certa forma estão mais empoderados.‘’
De acordo com o Chefe da Seção de Projeto da COGES, Thiago Reis, o Projeto de Correição Integrada é exercida de forma conjunta, em parceria com a Corregedoria, Coordenadoria de Gestão estratégica, Coordenadoria de Saúde(CODSA) e a Escola Judicial(Ejud). Dessa forma, os dois primeiros dias de cada semana são destinados para ações educativas da EJUD, com propósito de explicar o que é a correição. “O objetivo aqui é darmos continuidade na agenda correcional da corregedoria. Além de analisar a questão processual e prática do trabalho e das varas, trazemos a questão estratégica. Analisar a questão das pessoas, tanto o clima organizacional como a saúde dos magistrados e servidores, além da qualificação com a participação da Escola Judicial’’, esclareceu Thiago Reis.
Parauapebas
Nos dias 23, 24 e 25 de agosto a Correição foi realizada nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª VTs de Parauapebas. No auditório do Fórum de Parauapebas, magistrados, diretores de secretaria e servidores se reuniram com o Corregedor-Regional, Walter Paro, com o Coordenador da Gestão Estratégica, Rodopiano Neto e os servidores da Corregedoria, Jorge Avelar e Michel Fernandes para apresentarem os dados estatísticos das unidades.
‘’A Correição Integrada do Fórum de Parauapebas foi tranquila, e, falando em nome da 1ª Vara, em que sou titular, o corregedor veio juntamente com a equipe, com uma proposta de aperfeiçoamento, melhora de desempenho, e indo muito além do âmbito de fiscalização, mas sim de tentar identificar quais seriam os problemas a serem resolvidos, quais as dificuldades do dia-a-dia, e, junto com os juízes, tentar uma solução coletiva‘’, relatou Fernando Bessa, Juiz do Trabalho Titular da 1ª VT de Parauapebas.
Para Enerson Andrade, Diretor de Secretaria da 4ª VT de Parauapebas, ''a correição integrada em Parauapebas foi inovadora. Tivemos a oportunidade de conhecer maneiras mais eficientes de gerir o trabalho nas varas, aumentando os resultados, alcançando as metas, com mais tempo para desempenharmos nossas atividades particulares. Conhecemos de perto uma visão mais sistêmica da Corregedoria, com vistas a alcançar metas de produtividade e de clima organizacional. Além disso o clima correicional foi muito agradável. A Corregedoria soube, de maneira singular, aliar a importância do alcance das metas, com a realidade vivenciada em Parauapebas. Enfim, foi uma satisfação enorme participar dessa correição integrada, pois sai com a certeza de que a Corregedoria é um órgão com vista a fornecer apoio para o alcance das metas, e não apenas de cobrança. Sai da correição com a certeza de que tenho que me empenhar mais ainda no serviço público, pois nosso trabalho influencia a todos da Justiça do Trabalho, e não apenas ao jurisdicionado.”
Segundo o servidor Jorge Avelar, a correição foi muito positiva e teve o objetivo de estimular as unidades a atingirem as metas do CNJ e do CSJT. “Cada vara possui uma realidade. As unidades se comprometeram a enviar um Plano de Contribuição para a Corregedoria, informando como podem contribuir, levando em consideração a realidade da vara.”
Macapá e Monte Dourado
A correição aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, e contou com a presença de magistrados e servidores da 1ª a 8ª VT de Macapá e da VT de Monte Dourado. A correição foi realizada conjuntamente no auditório do Fórum de Macapá.
O servidor Rodrigo Monteiro de Oliveira, Diretor de Secretaria da 1ª VT de Macapá, que já participou de outras correições, também classificou a correição como inovadora. “Esta correição foi bem diferente de todas que já passei, focaram em dados estatísticos e não apenas em procedimentos ou processos, isso é muito legal, pois enxergamos as metas que estamos alcançando. A metodologia aplicada foi, sem dúvidas, bem melhor, porém se pudermos sugerir, sugerimos que tenhamos um momento com cada unidade.”
Belém
Na última terça-feira, 05 de setembro, foi a vez da Correição Integrada do TRT8 acontecer na 4ª e 5ª Vara do Trabalho de Belém. Para o Diretor da 5ª Vara, Celso Tomaz Ribeiro, a correição foi totalmente inovadora. ‘’Eu achei bem interessante e prático, a questão da visão sistêmica e da responsabilidade é um modo de gestão que eu sempre segui e, com o incentivo da corregedoria, nos ajuda a focar mais ainda, pois, sabendo que o corregedor está do nosso lado, a trabalhar de modo eficiente e organizado, o resultado é mais satisfatório e produtivo. ‘’
Na quarta- feira, 06 de setembro, a Correição Integrada foi realizada no Auditório do TRT8 e contou com a presença de magistrados e servidores das 7ª e 8ª Varas. Para a assistente da diretora de secretaria, Núbia Viana, ''A correição foi uma experiência diferente, e muito proveitosa. ''
Nesta semana será a vez das VTs de Marabá, Tucuruí, Xinguara e Redenção, que participam de Correição conjunta.
Veja fotos da Correição na 1ª e 2ª VTs de Belém.
Veja fotos da Correição na 3ª e 4ª VTs de Belém
Veja fotos da Correiçãp na 6ª e 7ª VTs de belém
Veja fotos da Correição nas VTs de Macapá e Monte Dourado.