Magistrado e servidores de São Félix do Xingu participam de ambientação funcional no TRT8​.​

— Foto: ASCOM8

 

Durante os dias 24 e 25 de agosto ​magistrado e servidores que integram a equipe da Vara Trabalhista que será inaugurada em São Félix do Xingu, ​no próximo dia 20 de setembro, passaram por ambientação funcional​ organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT8. A ambientação aconteceu no Pólo Administrativo do TRT8, em Belém.

A programação dos dois dias contou com a presença da psicóloga d​a instituição, Úrsula Gomes, que promoveu dinâmicas ​de integração ​entre o​s participantes. Estavam presentes nas atividades o magistrado titular da Vara, Eduardo Ezon, além de outros quatro servidores lotados na Vara​; são eles: Vanessa Szupszymski, Fernanda Pimentel,  Pedro Garcia e Magno Vinícius Lopes.

O diretor da Secretaria de Gestão de pessoas, Álvaro Rôlo, destaca que a ambientação teve o objetivo de integrá-los e promover o convívio dos servidores. “A ambientação visa trabalhar a integração dos servidores da Vara. Como eles estão indo para São Félix do Xingu, uma cidade no sul do Pará, em uma região de difícil acesso, eles ​precisarão estar integrados para que possam ter o início do convívio dentro da cidade. O objetivo é recebê-los e encaminhar para o trabalho, importante para a Justiça do Trabalho, que será realizado na Vara de São Félix do Xingu”, destacou.

Eduardo Ezon, juiz titular da Vara, destacou a importância da ambientação dos servidores para a instalação da Vara. Para ele, esse fator facilita o trabalho com a equipe e gera maior eficiência. “É uma mudança de paradigma na formação e na instalação de uma Vara do Trabalho, nos dá a oportunidade de​,​ ao chegarmos em São Félix do Xingu, já ter​​mos uma equipe formada, com servidores conhecendo ​uns a​os outros e com o magistrado também ambientado com a equipe de servidores”​,​ ressaltou​.

​A Oficiala de Justiça que atuará na região, Vanessa Szupszymski, falou de sua alegria de atuar em uma região que representa desafios para carreira. “Eu me sinto muito animada de ir pra lá​,​ porque é uma região nova pra gente, com desafios, uma região que tem suas culturas peculiares e que está recebendo a justiça pela primeira vez. A justiça que tem lá atualmente é a justiça estadual, então a justiça do trabalho vai ter muito para contribuir”​,​ pontuou.

Programação

Durante os dois dias os ​participantes da ambientação tiveram contato com representantes de diversos setores do Tribunal e receberam orientações pertinentes. Igor Zwicker, assessor jurídico do TRT8, explicou a importância da VT de São Félix do Xingu, a equipe da SEADM falou sobre os custos comuns do Tribunal. Já representantes da ASCOM, COGIN e CODSE deram aos servidores uma noção do que se deve esperar da cidade​ e como podem contar com a estrutura do TRT8 na importante atuação que ​irão desempenhar.

 O desembargador aposentado​ do TRT8​, José ​Maria ​Quadros de Alencar, ​foi responsável por fazer uma ampla apresentação aos participantes acerca da história da região e da cidade. O desembargador acredita que enfrentar esses desafios ajuda a construir a carreira dos servidores. “É muito importante que eles compreendam a história e a evolução da Amazônia, e especificamente da Amazônia Oriental, onde o Tribunal tem jurisdição,​ para compreender qual é o papel da justiça do trabalho em São Félix do Xingu. A justiça do trabalho vai a São Félix com a missão muito clara que é cumprir a missão institucional do Tribunal e ali dizer qual é a jurisdição e fazer o direito, fazer justiça”.

A psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes, acompanhou o​ grupo durante os dois dias de ambientação​, ​foc​ando em atividades que desenvolvessem o ​seu ​sentido de grupo​, a partir da individualidade de cada servidor. “A minha intervenção nesta ambientação funcional com os servidores de São Félix do Xingu está voltada principalmente para a formação desse grupo. Essa equipe de trabalho existe na teoria, mas na prática ainda estão se conhecendo ​e ​ainda vão te​r um objetivo em comum e criar uma sintonia de trabalho”.

​Bastante aguardada, a Vara do Trabalho de São Félix do Xingu é a primeira da cidade​ e integra o plano nacional de combate ao trabalho escravo​. ​Sua inauguração será ​no ​dia ​20 de setembro e contará com ​a presença de autoridades locais e nacionais.

Veja as fotos dos dois dias de ambientação no Flickr.