
Fique atento, hoje, às 15h30min começa o “Programa Saúde em Dia”, promovido pelo TRT8, com iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas com o apoio da Presidência do Tribunal, da Comissão de Qualidade de Vida e da Comissão do Trabalho Seguro. O objetivo é promover a saúde física e mental de seus magistrados e servidores. Entre as atividades que serão desenvolvidas no programa estão: A arteterapia, a meditação, a musicoterapia, o reiki e a ioga.
Desde de 2006 o Ministério da Saúde incluiu entre os atendimentos realizados pelo SUS as atividades chamadas de “práticas integrativas” que se baseiam nos conhecimentos tradicionais, atuam como tratamentos complementares na redução do estresse e no aumento do bem-estar e qualidade de vida do paciente. No início de 2017 o Ministério da Saúde incluiu mais 14 novos procedimentos na lista de práticas integrativas oferecidas pelo SUS, entre elas a musicoterapia, o reiki e a ioga que serão oferecidas a magistrados e servidores pelo TRT8.
As 14 atividades que foram incluídas nos atendimentos do SUS são: homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. No Tribunal serão oferecidas gratuitamente:
- Arteterapia: Utiliza a arte como base do processo terapêutico com o uso de diversas técnicas expressivas, como pintura, desenho, sons, música, modelagem, colagem, mímica, tecelagem, expressão corporal, escultura
- Meditação: Busca a harmonização dos estados mentais e da consciência. A prática torna a pessoa atenta, experimentando o que a mente está fazendo no momento presente, e desenvolve o autoconhecimento e a consciência.
- Musicoterapia: É a utilização da música e seus elementos, como o som, ritmo e harmonia, para promover e facilitar a comunicação, aprendizagem, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes para alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
- Reiki: Consiste a na imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa para estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios, eliminando toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular.
- Ioga: É uma disciplina imposta sobre o corpo e a mente, cuja origem se deu na Índia. A Ioga tem fortes vínculos com a prática da meditação.
A instrutora de arteterapia, Tássila Albuquerque, que dará as aulas de arteterapia no Tribunal destaca o que é a arteterapia e no que consiste. “A arteterapia já foi reconhecida este ano pelo Ministério da Saúde como uma “Prática Integrativa e Complementar”, ela é a utilização da arte e dos recursos artísticos como ferramenta para o processo terapêutico ou um processo de autoconhecimento e desenvolvimento do potencial criativo humano. Trabalhamos a criatividade enquanto um potencial, porque o ser humano é capaz de se criar e recriar durante a vida”, destacou.
Ela também fala sobre o principal objetivo do projeto. “O projeto tem objetivo de possibilitar um espaço de autoconhecimento e de desenvolvimento de potencialidades para a promoção de saúde e de qualidade de vida dos magistrados e servidores”.
Dias e horários:
Segunda: Teclado - Memorial (15h30 às 16h30)
Terça: Ioga - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)
Quarta: Violão - Memorial (15h30 às 16h30) / Arteterapia (15 às 17h)
Quinta: Meditação - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)