Nesta segunda (22), abertura oficial da III Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

— Foto: ASCOM8

 

Com o slogan "Para que esperar, se você pode conciliar?", o evento na ​Justiça do Trabalho da ​8ª Região espera solucionar quase 800 processos trabalhistas por meio de acordos entre empresas e trabalhadores. A pauta de conciliação conta com 119 processos do 2º grau e mais de 625 processos são do 1º grau​, somente​ das Varas do Trabalho de Belém.  A expectativa do TST é que mais de 30 mil processos sejam resolvidos em uma semana de evento, ​nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho ​em todo Brasil. 

A abertura oficial da III Semana Nacional de Conciliação Trabalhista no TRT8 acontecerá na próxima segunda-feira, às 9h30, com a inauguração do CEJUSC - JT, o centro de conciliação, onde devem ocorrer as audiências de conciliação e mediação. As disputas trabalhistas passarão pelo CEJUSC antes de virarem processo.

Nessa semana, o CEJUSC terá audiências de 08h às 15h30min. O espaço abr​igará, em regime alternado, ​todas as Varas do Trabalho d​e Belém, e passou por uma ambientação visual que o preparou seguindo um conceito de convidar as partes para uma conversa em um lugar agradável como um quintal.​ Dessa forma, o "Quintal da Conciliação" busca reproduzir um ambiente muito utilizado na região para reflexão, celebração e conversa, utilizando para isso a preparação visual que já surpreende os convidados a conciliar já no primeiro momento em que entram no espaço. É o primeiro centro de conciliação da 8ª Região a ser inaugurado.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 22 a 26 de maio, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com o TRT8, tem como objetivo finalizar​,​ de forma conciliatória​,​processos que estão em tramitação: uma forma mais rápida e eficaz do que a via processual tradicional. 

Empresas e trabalhadores são convocados para audiências, onde já há manifestação de pelo menos uma das partes em conciliar. Assim, uma proposta de acordo é apresentada e as partes decidem se querem ou não encerrar o processo. Todos os acordos são mediados por um juiz ou servidor competente​ e a homologação é feita pelo juiz do trabalho.

A desembargadora Valquíria Norat Coelho, coordenadora do NUPEMEC, responsável pelo planejamento e aperfeiçoamento das ações conciliatórias, destacou a importância do núcleo para o Tribunal. “Nós vamos ter uma ação voltada especificamente para conciliação, independente de programações especiais que o Tribunal sempre promoveu nas semanas da conciliação. A nossa expectativa é que o núcleo venha propiciar um maior número de solução de conflitos mediante a conciliação, nós teremos uma ação dedicada a essa finalidade.”

Abertura Oficial da III Semana Nacional de Conciliação Trabalhista e Inauguração do CEJUSC-JT

Data: 22/05

Horário: 9h30

Local: Edifício Sede - Hall dos Elevadores

NUPEMEC

Gabinete Desembargadora Valquíria Coelho - 4008-7052

Secretaria Judiciária - 4008-7243

Informe o número do processo para solicitar audiência de conciliaçãoClique aqui.