
O SBT Pará conquistou o Prêmio Nacional MPT de Jornalismo 2017, com a Série “Infância Perdida” reportagens que foram desenvolvidas e aprofundadas após uma primeira entrevista da repórter Aline Passos, com a Desembargadora Zuíla Dutra, Gestora Nacional do Programa Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, em abril de 2017, para falar sobre o levantamento inédito da Comissão, que identifica a realidade do trabalho infantil nos municípios paraenses.
Concorrendo com outras 422 matérias de todo o país, a emissora ficou entre as 34 melhores após as reportagens desenvolvidas em parceria com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, em que a desembargadora Zuíla mostra dados do Levantamento realizado pela Comissão, em 2015, assim como os efeitos do trabalho infantil para a vida das crianças e adolescentes.
Segundo a jornalista Aline Passos, quem recebeu o prêmio, a reportagem orientada pelo tema "trabalho infantil", resultou na séria de reportagens que chamaram de "Infância Perdida". Depois do resultado do trabalho, decidimos inscrever a série no Prêmio MPT de Jornalismo promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Brasil. Esse trabalho foi o vencedor na categoria telejornalismo na Região Norte, conta ela.
Aline Passos recebeu o prêmio em Brasília, na sede da Procuradoria-Geral doTrabalho. Mostrando-se muito feliz e agradecida, a repórter declara que foi o relato de vida e os os sonhos da Desembargadora Zuíla Dutra que a inspiraram e a motivaram a construir a história que agora virou notícia. “Que a senhora, com sua força, trabalho e luta continue nos inspirando”!, finaliza.
Infância Perdida: Sonhos em uma realidade cruel
Foram dois meses de intenso trabalho, a equipe de jornalismo do SBT Pará foi afundo no universo do trabalho infantil, resultando na série especial “Infância Perdida”. Na matéria foram mostrados o drama de jovens castigadas pelo trabalho em lixões da região metropolitana de Belém, além de personagens levados ao mundo do crime por meio da exploração do trabalho infantil, também foram exibidos exemplos de quem de a volta por cima diante do caos.
Saiba mais sobre o prêmio em premiomptdejornalismo.com.br