
Com o propósito de ampliar a visibilidade sobre a Política de Segurança da Informação, estabelecida na Resolução nº 052/2015, a SETIN iniciou a divulgação de itens da Política, com a qual visa reforçar a atenção e a necessidade de observação das regras de segurança na utilização dos equipamentos no âmbito do TRT8.
Um importante item é a responsabilidade e atenção da proteção de senhas que são de uso individual e confidencial, não podendo ser compartilhadas, pois, o uso de sua identificação é de responsabilidade própria.
Nesse sentido, de acordo com o § 2º do Art. 10 da Política de Segurança da Informação, “o acesso a dados, informações e conhecimentos sensíveis e sigilosos dar-se-á segundo a necessidade de conhecer e, quando for o caso, mediante credencial de segurança.”
O Art. 22 da Política de Controle de Acesso aos recursos de TI estabelece que “as senhas de acesso devem obrigatoriamente possuir o mínimo de 08 (oito) caracteres, contendo letras, números e símbolos.”
Observe algumas dicas que a equipe técnica da SETIN nos dão, e que são fundamentais para que as senhas estejam de acordo com a segurança da informação:
Não devem ser anotadas em papel e evite construir senhas com:
Sequências numéricas ou alfabéticas;
Nomes;
Sobrenomes;
Número de documentos;
Placa de carro;
Número de telefones; e
Datas de aniversário.
É importante também certificar-se do fechamento da sessão após acessar sua conta do windows, sites ou aplicações web que requeiram o uso de senhas. Para isso realize o logout ou logoff (sair) da sua conta de usuário.
Leia a Política de Segurança da Informação completa no portal do TRT8.