TRT-8 adere à campanha do Outubro Rosa

— Foto: ASCOM8

 

Chegou o mês de outubro, o mês conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Infelizmente, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam que 70 mil pessoas podem ser atingidas pela doença. E como se prevenir dela?

A médica Luciana Ramoa, chefe da Seção de Atendimento Primário da Coordenadoria de Saúde do TRT-8, explica que as medidas de prevenção como estilo de vida mais saudável e exames periódicos são importantes para a prevenção do câncer de mama. “Considerando este impacto da necessidade de rastrear, esse rastreio passa principalmente pelas medidas de prevenção. Por exemplo, as mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia anualmente e ter estilo de vida saudável, como alimentação e a prática de atividades físicas”, pontua a médica. 

Luciana Ramoa reforça que a CODSA tem sempre preocupação com a prevenção. “Nós da CODSA sempre reforçamos para que as mulheres com idade acima de 45 anos realizem a mamografia. E este ano a campanha do Outubro Rosa incentiva que as mulheres também realizem exames para prevenção do câncer do colo uterino, uma prevenção global na saúde feminina”.

Pesquisa - A coordenadora informou que até 10% do câncer de mama é hereditário. Os outros percentuais envolvem medidas ambientais, práticas inadequadas, como alimentação inadequada que gera obesidade, sedentarismo. “Houve um estudo recente divulgado em 2022, na Universidade Charles, na República Tcheca, de que as mulheres que praticam atividades físicas regularmente pelo menos 150 minutos na semana, três vezes por semana, têm 38% de chance a menos de desenvolver o câncer de mama”, relata Luciana Ramoa.

Ela acrescenta que o TRT-8 está alinhado a essa cultura do autocuidado e da prevenção. “Quando o TRT-8 lança o programa TRT na medida, porque ele proporciona e incentiva a adoção de hábitos saudáveis. Já temos turmas de yoga, pilates e corrida, tudo isso para que a gente proporcione uma vida mais saudável e previna doenças tão graves como o câncer de mama por exemplo”, finaliza.

Iluminado - O prédio-sede do TRT-8 durante todo o mês de outubro está iluminado na cor rosa, simbolizando o apoio do Judiciário à campanha do Outubro Rosa.

Palestra -  A Secretaria de Saúde do TRT-8 programou para o dia 25 de outubro, no horário de 13h às 15h, uma palestra sobre o Outubro Rosa com a ginecologista e obstetra, mastologista e doutora pelo Inca, Cynthia Lins. A médica coordena o ambulatório de Mastologia, Climatério e Ginecologia da Universidade Federal do Pará.

A palestra será no formato telepresencial pela plataforma do google meets. 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica na cor rosa. Ao centro o texto: Outubro Rosa. O autocuidado salva vidas! Agende o seu PCMSO e previna-se de doenças. Estamos no Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização do câncer de mama e do colo uterino.No canto superior do lado esquerdo, um laço rosa. Centralizado no rodapé a logo do TRT-8.