TRT-8 amplia cuidados de saúde para magistrados (as) e servidores (as) inativos

— Foto: ASCOM8

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), estende voluntariamente a magistrados (as) e servidores (as) inativos a realização de avaliação clínica de controle e prevenção de saúde. Essa ação segue os moldes da avaliação já disponível para os magistrados (as) e servidores (as) ativos (as), assegurando a todos (as) a possibilidade de cuidar da saúde com o mesmo nível de atenção e compromisso.

Com a inclusão de magistrados (as) e servidores (as) inativos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é possível realizar exames periódicos na própria Secretaria de Saúde, mediante agendamento pelo Sistema Integrado de Saúde (Sigs). Essas avaliações são conduzidas por médicos do trabalho e visam oferecer um cuidado abrangente e contínuo, atendendo à demanda crescente por acompanhamento preventivo.

Sistema Integrado de Gestão de Saúde (Sigs)

Desde de julho deste ano, a Secretária de Saúde do TRT-8 (Sesau) disponibiliza o agendamento de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem. Os agendamentos deverão ser feitos diretamente no sistema Sigs. A nova versão foi pensada para otimizar e facilitar o acesso ao sistema. 

 A iniciativa está alinhada à Resolução CNJ n.º 207/2015, que no art. 7º estabelece que “a realização de exames médicos periódicos tem como objetivo preservar a saúde dos membros do Judiciário, tanto ativos quanto inativos". A Resolução destaca a importância de medidas preventivas que levem em conta os riscos existentes no ambiente de trabalho e as doenças ocupacionais.

O ano de 2024 foi declarado pela Presidência do TRT-8 como o “Ano da Saúde", reforçando o compromisso da instituição com a qualidade de vida e bem-estar de todos os seus membros. A SESAU implementou uma série de ações ao longo deste ano, como o agendamento prévio de consultas por meio do Sistema Integrado de Gestão em Saúde (SIGS), a ampliação dos serviços de atenção primária à saúde e a realização de avaliações biopsicossociais e odontológicas. 

A medida representa mais um passo importante na promoção de um ambiente saudável e inclusivo para todos (as), reafirmando o compromisso do TRT-8 com a saúde integral dos seus servidores (as) e magistrados (as) ativos (as) e inativos (as).

Serviço: PCMSO é opção voluntária para servidores (as) e magistrados (as) inativos (as)

Agendamento: Sistema Sigs

Resolução CNJ n.º 207/2015

#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores verde e branco. No card, o texto: Novidade para você! A Secretaria de Saúde estende atendimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional para magistrados (as) e servidores (as) inativos (os). No rodapé a logo da Justiça do Trabalho