TRT-8 finaliza curso de Segurança e Defesa para Oficiais de Justiça

— Foto: ASCOM8

 

A Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), finalizou o curso “Segurança e Defesa para oficiais de Justiça” e policiais judiciais do TRT-8. O treinamento objetivou demonstrar a importância do cumprimento do planejamento prévio dos Oficiais de Justiça para as suas devidas ações.

Houve discussão sobre as situações em que os Oficiais se inserem e podem passar, e como devem reagir a cada uma delas, visto que, além do planejamento, é fundamental o gerenciamento e a análise de risco e de fatores externos à missão, como o cenário urbano, ou rural, de onde se passará a ação. 

É fundamental assistir os Oficiais de Justiça com ferramentas atuais e úteis para sua segurança e defesa no desempenho de suas funções, e sobre isso, o servidor Felipe Santana Mariz Nogueira comentou: “Não temos como prever todas as situações de risco, pois nossa atividade está a mercê do que acontece no dia a dia da rua. Assim, o planejamento serve para que tenhamos uma atitude de prevenção e dessa forma mitigar as possíveis ações agressivas. Quando a falha no planejamento ou o cenário se mostra mais adverso do que o previsto buscamos ter uma atitude apaziguadora. Por fim , não surtindo efeito, utilizamos dos meios de defesa disponíveis para um recuo estratégico.”

A atuação dos oficiais é de grande importância para desconstrução de conflitos, com a presença das partes e do oficial como apaziguador, e de efetiva e clara comunicação, de tal modo, o curso se configura com grande relevância. “O curso foi bem interessante em razão de nos trazer subsídios para nossa atuação em vários campos como gerenciamento de risco, mapeamento de cenário, gerenciamento de conflitos, procedimentos de segurança com apoio de inteligência da Polícia Judicial. É muito importante estar atualizado com os procedimentos de segurança mais recentes, aceitos e válidos, e o curso foi bastante proveitoso nesse sentido.” Reiterou Felipe.  

O TRT-8 busca sempre manter seus servidores (as), magistrados (as) e oficiais e oficialas atualizados, seja através de cursos idealizados pelo próprio tribunal ou a partir de parcerias; como os cursos de mediação de conflitos, tiro, escolta e o de reciclagem para Oficiais de Justiça que é realizado todos os anos

 

#ParaTodosVerem: Captura de tela da sala de reunião do google onde aconteceram as aulas. Em foco, o slide em que o instrutor estava apresentando o conteúdo, abaixo, a própria camêra do instrutor com o mesmo explicando. Ao lado, as telas dos alunos, com algumas camêras abertas.