
A Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) finalizou, no dia 24 de julho, o treinamento inicial para novos servidores em Processo Judicial eletrônico (PJe) online. A prática contou com a aplicação de todas as ferramentas do PJe (consulta pública de processos, PJe-Calc, certidões, gerenciamento de precatórios, etc) através da utilização da área de testes da plataforma, disponível aqui.
O ambiente de testes do PJe é fundamental para sanar dúvidas, pois permite simulações diversas, com gravação de dados, movimentos e documentos sem afetar o processo real, assim, o novo servidor pode perceber que a cada ação do usuário o sistema registra dados, movimentos e documentos que possuem, além de conteúdo jurídico e efeitos estatísticos. O treinamento tem a finalidade de despertar a atenção do novo servidor para o uso adequado do sistema a fim de que todo o trabalho realizado seja corretamente refletido nas estatísticas.
Sobre a relevância do treinamento, a servidora do TRT-8 e uma das instruroras, Jolea Maria Rebelo Leite afirma: “O curso de PJe Básico para iniciantes é importante para que o novo servidor tenha a visão geral do sistema e seus satélites e possa compreender o andamento do processo no fluxo, como ler um processo e visualizar os dados nele gravados. Assim, além de proporcionar a compreensão do sistema e suas funcionalidades, possibilita despertar a responsabilidade do novo servidor como integrante da equipe que participa e de seus resultados".
O curso, apesar de completo, necessita de novas turmas continuamente visto as contínuas atualizações da plataforma do PJe. “Os alunos dessa turma precisarão de outros treinamentos para se aprofundarem e se atualizarem no uso do sistema e outros novos servidores que ingressarem no TRT-8 precisarão ter contato com o PJe em sua versão mais atualizada. Isto é, cada versão de atualização do sistema PJe requer treinamentos igualmente atualizados”; finalizou Jolea.
#ParaTodosVerem: Captura de tela da sala de reuniões do google onde foram realizadas as aulas. Do lado direito, alguns dos participantes e à esquerda a tela da professora aberta na area de treinamento do PJe. Fim da descrição.