TRT8 começa a usar nova identidade visual nesta segunda (19).

— Foto: ASCOM8

 

Marca única identificará todos os regionais da Justiça do Trabalho.

A Oitava Região começa a usar, nesta segunda (19), a nova identidade nacional da Justiça do Trabalho. Criada pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a nova logomarca reforça a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira ao traduzir em conteúdo simbólico os valores do trabalho para o ser humano, que dignifica sua existência e que deve ser resguardado.

A partir desta segunda (19), a logomarca estará presente em todos os ambientes digitais do TRT8, como Portal, Central de Notícias, gerador de assinatura de e-mail, telas de computadores, correio eletrônico, rede sem fio e perfis nas redes sociais.

Magistrados e servidores também devem adotar o uso da logomarca facilitando o reconhecimento da presença da Justiça do Trabalho pela sociedade. A padronização tem o objetivo de unificar a imagem institucional do órgão e promover maior credibilidade nas ações desenvolvidas por este ramo do Poder Judiciário, pois TST, CSTJ e os 24 TRT´s se uniram para a criação de uma marca única.

A coordenadora de Infraestrutra e Suporte da Secretaria de Informação (SETIN), Gilmara Santos, explica que a principal mudança para o usuário será a padronização da assinatura de email. “O usuário terá de ir no gerador de assinatura, gerar sua assinatura novamente e copiar para o endereço eletrônico. Todo e-mail que ela gerar a partir de então já terá a nova assinatura com a nova logomarca da Justiça do Trabalho”.

Nova Marca

A nova marca da Justiça do Trabalho contém o verde e amarelo que simbolizam a abrangência nacional. E representam as partes nas relações trabalhistas. Os traços, inspirados no estilo do artista plástico Athos Bulcão, formam as letras iniciais da Justiça do Trabalho. Unidos, os elementos formam o ser humano. Multidisciplinar como desenhou Leonardo da Vinci em o homem Vitruviano.  Símbolo da perfeição da natureza, do equilíbrio e da proporcionalidade.


 

Criação

O processo de criação buscou destacar a missão da Justiça do Trabalho, que é mediar conflitos decorrentes das relações de trabalho entre pessoas que estão em polos opostos de uma disputa judicial. O objetivo está expresso em 4 conceitos: o entendimento que a Justiça do Trabalho é nacional, promove a mediação de conflitos, é fundamental a garantia de direitos trabalhistas para o ser humano e é a essência do nosso trabalho. Todo o processo do projeto durou mais ou menos um ano, considerando desde o benchmarking até a aprovação no Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em 28 de junho de 2019.

A Secretária de Comunicação Social do TST, Patrícia Resende, conta que houve a participação dos regionais na aprovação da logomarca durante a reunião do Colégio de Presidentes. “A ideia de uma logo única que pudesse fortalecer a imagem da Justiça do Trabalho era antiga, mas ganhou força na reunião de 2018 do Comitê de Comunicação Social da Justiça do Trabalho. Composto por representantes da TST, CSJT e todos os presidentes dos Tribunais no Coleprecor, que puderam se manifestar. A aceitação foi muito boa quando a logo foi apresentada”.

 

Assista ao vídeo e conheça a logomarca da JT.

Guia de Identidade Visual da Marca.

Logotipos do TRT8