TRT8 continua a capacitação de mediadores e Conciliadores que atuarão no CEJUSC.

— Foto: ASCOM8

 

Desde o dia 12 de junho o TRT8 capacita os servidores que atuarão no CEJUSC, também chamado de Quintal da Conciliação. O curso “Formação de Conciliadores e Mediadores Trabalhistas foi elaborado pela desembargadora Valquíria Coelho, coordenadora do NUPEMEC, seguindo a resolução do CSJT que trata do CEJUSC. A partir do dia 03 de julho, o CEJUSC passará a funcionar integralmente e os servidores que atuarão no Centro, de Gabinetes de Desembargadores indicados para Mediadores, estão recebendo a devida capacitação.

O curso tem carga horária completa de 60 horas e mais 35 horas de práticas dentro da sala de audiência. Entre os conteúdos vistos no curso estão: Noções sobre conflito, formas de soluções de conflitos, fundamentos da negociação para conciliadores e mediadores, técnicas de conciliação, código de ética do mediador e do conciliador, Resolução nº 125/2010 do CNJ, Resolução nº 174/2016 do CSJT e Portaria 0406/2017 do TRT8, Noções Básicas de Direito do Trabalho e de Direito Processual Civil, Noções básicas de Processo do Trabalho, Noções de cálculo trabalhista, além de noções do sistema AUD.

Depois de assistirem às aulas teóricas, os servidores puderam fazer simulações de audiências. A Desembargadora Valquíria Coelho destacou a importância dessa etapa para a formação dos conciliadores e mediadores. “Nós estamos simulando algumas audiências. Eu peguei algumas situações, fiz uma descrição e eles estão trabalhando como se já fossem os conciliadores. Eles vão trabalhar fazendo a conciliação, então é importante porque já é um treino para o que vão fazer”, comentou a desembargadora.

O juiz da 13ª VT de Belém, Jorge Antônio Vieira, foi um dos magistrados que ministraram o curso. O juiz fez parte das simulações de audiências e falou do caráter fundamental do curso para a formação dos conciliadores. “Para eles tudo isso é matéria nova. Essas simulações também são feitas no curso preparatório para juízes, só que aqui nós estamos fazendo com outro formato, como eles não são juízes  e sim conciliadores eles não vão poder ter aquela visão de quem vai julgar o processo, mas sim de quem vai conciliar, e esse curso visa isso', destacou o juiz.

O servidor Jefferson Silva, secretário de audiências da 13ª VT, falou sobre aspectos básicos do sistema AUD. Esse sistema extrai dados do PJe, e é utilizado em todas as audiências. “Eu mostrei para eles como se carrega a pauta de determinada Vara, porque lá no Centro de Conciliação eles vão trabalhar com todas as varas no futuro, hoje são só dez, mas  eu mostrei como utilizar o sistema, como fazer acordos, desistências, arquivamentos, como carregar pauta, como direcionar para o juiz, os procedimentos que o secretário tem que fazer durante a audiência e após a audiência, a confirmação da ata e guardar o processo depois que é realizada audiência. Tudo foi demonstrado para eles aqui".

Na semana de 26 a 30 de junho os servidores que participam do curso fazem estágio supervisionado nas Varas do Trabalho de Belém, tendo maior contato tanto com o sistema AUD como com todas as partes do processo, já que muitos deles só haviam trabalhado em gabinetes.

Veja as fotos.