
A partir de 21 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região dá início ao "Programa Saúde Em Dia", que visa promover a saúde física, mental e social de seus magistrados e servidores. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas, com apoio da Presidência, da Comissão de Qualidade de Vida, coordenada pela magistrada Erika Bechara e do Programa Trabalho Seguro, sob a coordenação do desembargador Sérgio Rocha e do juiz do trabalho substituto Otávio Bruno Ferreira.
"Para realizarmos essa ação, que ainda é um piloto, tomando por base a Resolução n.º 408/2008 (alterada por meio das Resoluções nºs 015/2014 e 023/2015), que institui a Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Justiça do Trabalho da 8ª Região e as diretrizes do Ministério da Saúde para as Medicinas Tradicionais e Complementares, além dos resultados da análise dos riscos mapeados pelo TRT8, sob a coordenação da Coordenadoria de Governança Institucional, que destacou a questão da saúde como o primeiro item entre os 10 riscos mais destacados, e o retorno que temos tido com a realização do PCMSO", destacou Álvaro Rolo, diretor da SEGEP.
As atividades ocorrerão quase sempre das 15h30 às 16h30, salvo duas com horários mais flexíveis, que ocorrerão das 13h30 às 15h30 e 15h às 17h, sempre na sala de aulas da ECAISS, no Polo Administrativo, ou no Memorial.
"Neste momento piloto, as atividades serão realizadas de 21 de agosto a 30 de novembro, e vamos analisar diversos fatores, como participação, horário, local, e assim conseguirmos desenhar um formato que possa atender o maior número de pessoas na maior quantidade de lugares possível", ressalta Simone Pípolos, coordenadora da CODEP.
"Cuidar das pessoas precisa ser uma prioridade para nós, e o tema da saúde apareceu com destaque no nosso mapeamento de riscos, coordenado pelo desembargador José de Alencar, que continua, mesmo após a aposentadoria, como voluntário, acompanhando a aplicação do plano de tratamento, que já está em andamento. Estou muito satisfeita que tenhamos conseguido desenhar essa atividade para oferecermos a todos que integram o TRT8. Importante é darmos o primeiro passo e identificarmos como melhorar e expandir", salientou a presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury.
As atividades disponibilizadas serão Musicoterapia (com aulas de violão e teclado), Ioga, Meditação, Reiki e Arteterapia. As práticas são compostas por abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação dessas práticas, produtos e de seus praticantes nos Sistemas Nacionais de Saúde.
Conheça um pouco mais sobre as atividades que serão disponibilizadas pelo Tribunal, segundo o Ministério da Saúde:
- Arteterapia: Utiliza a arte como base do processo terapêutico com o uso de diversas técnicas expressivas, como pintura, desenho, sons, música, modelagem, colagem, mímica, tecelagem, expressão corporal, escultura
- Meditação: Busca a harmonização dos estados mentais e da consciência. A prática torna a pessoa atenta, experimentando o que a mente está fazendo no momento presente, e desenvolve o autoconhecimento e a consciência.
- Musicoterapia: É a utilização da música e seus elementos, como o som, ritmo e harmonia, para promover e facilitar a comunicação, aprendizagem, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes para alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
- Reiki: Consiste a na imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa para estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios, eliminando toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular.
- Ioga: É uma disciplina imposta sobre o corpo e a mente, cuja origem se deu na Índia. A Ioga tem fortes vínculos com a prática da meditação.
Achou interessante? Faça a sua inscrição no Mentorh.
As vagas já estão abertas e são limitadas. O projeto inicia no dia 21 de agosto e ocorre até o dia 30 de novembro de 2017, de segunda a quinta-feira. Confira os horários e locais das práticas:
- Segunda: Teclado - Memorial (15h30 às 16h30)
- Terça: Ioga - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)
- Quarta: Violão - Memorial (15h30 às 16h30) / Arteterapia (15 às 17h)
- Quinta: Meditação - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)