TRT8 inicia programa "Saúde em Dia"

— Foto: ASCOM8

 

​A primeira semana do p​rograma ​"​Saúde em Dia’’​,​ que visa promover a saúde física e  mental de seus magistrados e servidores, foi iniciada na tarde da última segunda feira​ (21​)​, ​nas dependências do Memorial do TRT8. A programação da semana teve sua aula inicial com ​as aulas de teclado, formada por uma ​turma de dez servidores entusiasmados, cheios de expectativas e cientes dos benefícios de se poder aprender a tocar um instrumento ​musical.

A abertura do curso foi ​feita pela servidora Simone Pípolos, coordenadora d​e desenvolvimento de pessoas do Tribunal, que ressaltou a importância de se trabalhar a saúde mental e de ser  uma alternativa para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia​:​ ‘’No mundo em que vivemos hoje, rodeado dessa questão do estresse, fugir da rotina e fazer algo diferente do que estamos acostumados faz muito bem. E esses benefícios com certeza vocês vão sentir ao longo do tempo’’, reforçou. 

A importância de se gostar do instrumento e ter afinidade são pontos primordiais para o aprendizado evoluir de maneira mais fácil​; é o caso da servidora Helena Lúcia Oliveira​,​ que nunca perdeu a insistência quando o estudo é relacionado a música​:​  ‘’Eu gostei muito do projeto, porque é uma maneira da gente tentar colocar em prática o que vamos aprender, e também de distração, eu escolhi a aula de musicoterapia por curiosidade, e​,​ apesar de me destacar melhor com desenhos, eu não deixo de ser insistente quando se trata de música’’, ressaltou. 

Ao longo da semana, além das aulas de Musicoterapia, outras categorias foram ministradas, como a Meditação, Reiki, Ioga e a  Arteterapia, que utiliza a arte em diversas formas como fonte de terapia. A servidora Karoline Pessoa também se inscreveu na aula e procurava extrair o que há de melhor, ‘’​o que me trouxe para essa aula, além da terapia, foi a curiosidade em saber se eu possuo alguma habilidade nesse segmento’’, declarou. Em resposta, a professora do curso, Tarsila Alves, explicou​ que o objetivo não é ensinar a técnica, mas​,​ a partir do conhecimento da mesma, desenvolver outras habilidades através da arte, porque se constitui uma forma de expressão. Um recurso promotor de autoconhecimento e desenvolvimento das potencialidades.

O projeto terá continuidade até o dia 30 de novembro de 2017, de segunda a ​quinta-feira. Confira os horários e locais das práticas:

Segunda: Teclado - Memorial (15h30 às 16h30)
Terça: Ioga - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)
Quarta: Violão - Memorial (15h30 às 16h30) / Arteterapia (15 às 17h)
Quinta: Meditação - Memorial (15h30 às 16h30) / Reiki - ECAISS (13H30 às 15H30)

Veja as fotos da primeira semana do programa.