18ª e 19ª Varas do Trabalho de Belém iniciam as pautas de audiências

— Foto: ASCOM8

 

Nesta terça-feira (01), as 18ª e 19ª Varas do Trabalho de Belém deram início à realização de audiências. Criadas pela Lei nº 12.659, de 05/06/2012, as novas Varas foram instaladas no dia 10 de agosto e atuam 100% em PJe (Processo Judicial Eletrônico), tendo como titulares respectivamente as Juízas do Trabalho Georgia Pitman e Claudine Rodrigues.

Neste período, da instalação até o início da realização de audiências, as Varas foram se organizando para que a dinâmica de atuação ocorra da melhor forma possível. De acordo com Walderir Oliveira da Costa, Diretor de Secretaria da 19ª VT de Belém, “a expectativa antes da instalação era muito grande, estávamos ansiosos sobre como seria a distribuição, pois viemos de uma Vara mista. A nossa equipe é uma equipe excelente, com servidores antigos e servidores do novo concurso, e a expectativa é muito boa, estamos conduzindo da melhor maneira possível. As perspectivas são as melhores, o trabalho ficou mais tranquilo, porque você não tem mais aqueles processos que enchem e poluem a Vara, os processos eletrônicos caem na triagem inicial e, no máximo , demoram dois dias. O trabalho está sendo muito bom”.

Com a distribuição de processos sendo realizada desde o dia 10 de agosto, cada unidade judiciária encontra-se com mais de 220 processos em pauta. Com equipes que mesclam servidores experientes e novos, aprovados no último concurso, as varas iniciaram as audiências sem contratempos e com tudo ocorrendo dentro da normalidade. Para Braz Araújos dos Santos, Diretor de Secretaria da 18ª VT de Belém, atuar em uma Vara que está iniciando do zero está sendo uma experiência muito boa e atendendo as expectativas.

“Desde que conversamos sobre a possibilidade de vir para cá, pesamos várias coisas: a facilidade de uniformizar os procedimentos com um só sistema, ter uma equipe nova onde a maioria dos novos servidores tem graduação em Direito, o que é interessante para a atividade fim, e pesamos também o fato de iniciarmos do zero sem termos passivo de execução, que é onde o processo demora mais para se resolver. Esta não é a nossa primeira experiência instalando uma nova Vara, trabalho com a Dra. Georgia há 13 anos e já instalamos a 2ª VT de Ananindeua e eu já tinha antes instalado a 1ª VT de Parauapebas. Mas a peculiaridade é que estamos em uma vara totalmente eletrônica, nesse aspecto é novidade para nós e tem sido muito bom. A equipe é engajada e para mim está sendo do jeito que eu sonhei”, declarou.

As novas Varas do Trabalho de Belém, ficam localizadas no 1º andar do Edifício Síntese Plaza, localizado na Av. Senador Lemos, 791, próximo ao prédio sede do TRT8.

 

Veja fotos das primeiras audiências aqui.