Abertura do Ano Judiciário contou com palestras sobre assédio organizacional e saúde mental.

— Foto: ASCOM8

 

Abertura do Ano Judiciário contou com palestras sobre assédio organizacional e saúde mental.

Com um evento realizado na manhã desta segunda-feira, o TRT8 deu início ao ano judicial. O evento organizado pela EJud contou com as palestras “Depressão e Assédio Organizacional no Trabalho” ministrada por Bruno Leal Farah, psicólogo do TRF2 e “Sofrimento Mental no Judiciário: mitos e verdades” ministrada por Judith Euchares, Psicóloga Judicial-Psicanalista do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. 

Na mesa de abertura a Presidente do Tribunal, Desembargadora Suzy Koury parabenizou a escolha do tema. “Além de estar alinhado com o janeiro branco, este assunto é de grande relevância em um momento como este que o Judiciário vem enfrentar os cortes orçamentários. A escolha do tema é um indicativo do que pretendemos focar. Hoje e sempre, saúde mental é necessária para sermos felizes e fazermos um bom atendimento ao jurisdicionado.”

A primeira palestra “Depressão e Assédio Organizacional no Trabalho” teve como tema o assédio organizacional e o assédio moral. Em sua palestra, o psicólogo Bruno Farah discorreu sobre as diferenças entre assédio organizacional e assédio moral e como podem levar o assediado à depressão. Independentemente do tipo de assédio sofrido, ambos são ligados à violência. Para Bruno, um tipo comum de assédio organizacional acontece quando somos levados a cumprir demandas que não são possíveis de se realizar e causam um sentimento de incapacidade e uma paralisia. Segundo ele, “O assédio organizacional só causa improdutividade e prejuízos para empresa”.

Na segunda palestra “Sofrimento Mental no Judiciário: Mitos e Verdades” a psicóloga judicial e psicanalista do TRT de Minas Gerais tratou de temas como o afastamento de magistrados e servidores por quadros de depressão.

Na mesma manhã, durante a Abertura do Ano Judiciário do tribunal, o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, desejou um bom inicio de ano a toda a JT8 e falou rapidamente sobre o Projeto Belém Porto Futuro. O projeto tem como escopo revitalizar área central de Belém, local onde também se encontra o prédio da Gaspar Viana, futuras instalações do TRT8.

Finalizando o evento uma mesa de debate sobre o tema Saúde Mental foi formada com a participação do Dr. Bruno Farah, Dra. Judith Euchares, Desembargador Gabriel Veloso Filho e pelo Vice-Diretor da EJud, o Juiz do Trabalho Substituto Fernando Bessa. A mesa recebeu perguntas da plateia sobre casos relacionados à depressão no cotidiano jurídico, assédio organizacional e modos de se combatê-lo, além de outros temas ligados à saúde mental.

O evento ocorreu no auditório do TRT8 durante toda a manhã da segunda (16) e finalizou por volta de 12h30.

Veja as fotos do evento no Flickr do TRT8.

 

Veja a opinião dos palestrantes sobre o evento:

Palestrante Bruno Farah 

Palestrante Judith Euchares,

 

Saiba mais sobre o assunto das palestras lendo a entrevista prévia elaborada pela ASCOM8.

“Depressão e Assédio Organizacional no Trabalho” com Bruno Farah

“Sofrimento Mental no Judiciário: Mitos e Verdades” com Judith Euchares,