Ação em transportes coletivos marcará o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

— Foto: ASCOM8

 

Nesta segunda-feira (06), a Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, ganhou a adesão de dois importantes parceiros: o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) e o Sindicato dos Rodoviários do Estado do Pará. Presente em 44 municípios do Pará e contando com mais de 80 parceiros, a Campanha visa à conscientização da população sobre os males provocados pelo trabalho infantil.
Durante a reunião com os sindicatos, as juízas do trabalho Maria Zuíla Dutra e Vanilza Malcher, gestoras regionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, expuseram aos representantes dos sindicatos as ações já realizadas até o momento, os objetivos da campanha e a importância desta parceria. Conforme destacaram, com esta adesão, será possível a realização de uma intensa campanha de conscientização sobre o trabalho infantil dentro dos transportes coletivos da Região Metropolitana de Belém, no mês de junho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06).
O Presidente da Setransbel, Paulo Fernandes Gomes, considerou a parceira de grande importância tendo em vista que as empresas de transporte da região metropolitana são geradoras de cerca de 10 mil empregos diretos e transportam cerca de 800 mil passageiros por dia. “Nada melhor que uma campanha de conscientização para que se atinja o maior número de pessoas possível e se chegue assim à erradicação do trabalho infantil”, destacou. Para Moisés de Oliveira Cruz, Diretor do Sindicato dos Rodoviários, essa parceria é muito bem aceita e vem ao encontro do que o sindicato já desenvolve, inclusive com ações que incentivam a prática de esportes pelas crianças, para que não estejam nas ruas.
Ação
Na reunião, foram tratados os primeiros pontos da ação que será realizada na semana do dia 12 de junho, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O objetivo da ação é conscientizar os trabalhadores dos coletivos, para que não permitam a venda de qualquer produto por menores de 18 anos no interior dos ônibus; e, principalmente, informar a população que utiliza este meio de transporte sobre o mal provocado pelo trabalho precoce.
Durante a semana programada, motoristas e cobradores dos mais de 2 mil ônibus que circulam na região metropolitana de Belém vestirão a camisa da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, haverá a distribuição de panfletos com as 10 razões pelas quais as crianças não devem trabalhar e serão fixados cartazes nos coletivos. No período, também serão colocados pela cidade alguns outdoors, com vistas a despertar a atenção da população para o tema.