Aprendizes do TRT8 participam de novo módulo do Programa de Capacitação

— Foto: ASCOM8

 

Ocorreu nesta sexta-feira (19), o 2º módulo do Programa de Capacitação de Aprendizes, realizado pela Escola de Servidores do TRT8 - ECAISS. O programa​,​ que teve início em junho, segue até dezembro, mês em que o contrato dos 10 aprendizes que atuam no ​T​ribunal se encerra. O objetivo é, além de orientá-los para a atuação dentro dos setores do​Tribunal, ajudá-los a pensar no futuro.

Com este foco, neste módulo foi trabalhado com os jovens os temas “A importância do aprendizado” e “Compondo uma equipe”, abordados respectivamente pela Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Simone Pípolos, e pela Psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes. “Começamos uma programação com eles para apresentar um pouquinho além das práticas do ​T​ribunal, um projeto de socialização. Hoje, por exemplo, o tema foi a importância do aprendizado, onde falamos da valorização do estudo e da busca pelo conhecimento, já numa preparação para quando eles saírem daqui. Que caminho eles vão seguir? Qual a intenção deles? Buscamos dar orientações para facilitar um pouco essa saída.”, destacou Pípolos.

Para a aprendiz Thays Magno, de 16 anos, estas reuniões têm ajudando bastante. “Elas estão ajudando a gente a abrir nossa mente. Muitos não sabiam o que queriam, não tínhamos certeza, e essas reuniões estão nos fazendo parar para pensar no que queremos para o futuro e isso tem ajudado muito”, afirma. Sendo esta sua primeira experiência como jovem aprendiz, ela destaca que esta oportunidade mudou sua vida e já faz planos para quando encerrar o programa de aprendizagem. “Venho procurando aprender cada dia mais e dar valor a essa oportunidade. Essa experiência já valeu demais e​,​ quando acabar​,​ já planejei que vou estudar e me dedicar para fazer o curso de psicologia, que é meu grande sonho, e​ talvez um dia voltar ao ​T​ribunal como psicóloga”, declara.

O aprendiz Jhon Alef, de 18 anos, que atua na Coordenadoria de Material e Logística – COMAT, considera essas reuniões fundamentais. “Vejo esse programa como algo muito importante para nosso acompanhamento como profissional, para ver se a gente está se adequando ao nosso setor”, afirma. Como já cursa o 2º ano da faculdade de administração e atua em uma área compatível com seu curso, já faz planos para quando encerrar a aprendizagem. “Estou pensando em terminar o curso e fazer concurso p​ú​blico para entrar no TRT8, assim que tiver o próximo concurso”.

Veja fotos aqui.