Durante a III Semana Institucional do TRT8, o Grupo dos Diretores de Secretaria das Varas do Trabalho, Coordenadores/Chefes de Distribuição de Feitos e Central de Atendimento de Belém teve um encontro com representantes da Área Administrativa do Tribunal, que teve como objetivo tirar dúvidas e esclarecer pontos importantes. O debate foi conduzido pelo Diretor Geral do TRT8, George Pitman. Os principais pontos abordados foram a contenção de despesas, o déficit de cargos e funções existentes no Tribunal, as obras de reparo e o novo concurso de servidores.
Com relação ao déficit de pessoal, o Diretor Geral George Pitman comentou o “Projeto Lázaro”, que prevê a criação de 152 cargos para a área administrativa, que é um avanço diante do quadro em que se encontra. A criação de cargos permitirá que seja dado maior apoio à área administrativa de todos os Fóruns Trabalhistas da 8ª Região. Conforme ressaltou, a administração do Tribunal está empenhada que isso se torne realidade e, inclusive, já conseguiu incluir o projeto de criação de cargos no Anexo 5 da PLOA 2016 (Projeto de Lei Orçamentária Anual).
Sobre o momento de contenção de despesas e as reformas programadas, foi esclarecido aos servidores que, por conta da redução dos valores destinados às obras, das 4 Varas que estavam com reformas previstas para 2015, a VT de Monte Dourado/Laranjal do Jari será a primeira a ser reformada por se encontrar em situação mais crítica. Posteriormente, assim que houver verba para isso, serão reformadas as Varas do Trabalho de Breves e Santa Izabel. O Chefe da Divisão de Engenharia do Tribunal, Carlos Araújo, afirmou que se está buscando verbas para os reparos emergenciais.
A construção de um Novo Fórum Trabalhista em Marabá foi um dos pontos de questionamento durante o encontro, e foi esclarecido que a administração continua buscando o apoio dos parlamentares paraenses para conseguir verba através de emendas parlamentares. Carlos Araújo informou que já foi feito, pela equipe do Tribunal, um layout do novo Fórum, para apresentação aos parlamentares, em busca deste apoio. George Pitman esclareceu que tão logo de consiga alguma verba através das emendas, o projeto deve ser encaminhado ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho para aprovação.
Com os cortes no orçamento, o CSJT priorizou apenas cinco obras no país, sendo uma delas o Novo Fórum Trabalhista de Belém, por isso, a busca do apoio dos parlamentares é fundamental para que o projeto saia do papel. Para esse apoio, o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, tem constantemente visitado parlamentares da região. O Diretor Geral deu como exemplo as obras do Fórum Trabalhista de Macapá, que vem sendo construído totalmente com verba de emendas parlamentares.
De acordo com Regina Uchoa, Diretora Administrativa do TRT8, que participou do debate, este momento é fundamental para que os servidores tirem suas dúvidas, entendam a situação real e compreendam que quando uma demanda não é atendida de imediato, não é por falta de vontade e sim por algumas restrições legislativas.