A cidade de Belém, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, completa 400 anos nesta terça-feira (12). Como forma de homenageá-la, a cada mês de 2016, o TRT8 publicará uma arte nas redes sociais e texto em seu Portal divulgando algum ponto característico da cidade. O primeiro escolhido foi o Ver-o-peso, que “Belém tem há 388 anos”.
Com o tema “Belém tem”, a ideia é mostrar há quanto tempo alguns pontos tradicionais existem na capital paraense e chamar a atenção para a importância destes locais e a cultura que constrói a cidade.
A primeira homenagem faz uma fusão da imagem do Ver-o-Peso da Belém de hoje com a de antigamente. Belém, como uma cidade que cresce e que deseja ser querida e preservada ao longo do tempo.
A história:
Em 12 de janeiro de 1616, era fundado pelo capitão Francisco Caldeira Castelo Branco o marco inicial da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, o Forte do Castelo, localizado às margens da Baía do Guajará. Foi ao redor do Forte que se estruturou o povoado inicialmente chamado Feliz Lusitânia, origem do município de Belém.
Nesta história, que começou há 400 anos, um dos principais pontos turísticos da cidade já existe há 388 anos, o mercado do Ver-o-Peso. Ele surgiu há cerca de 11 anos após a fundação da cidade, às margens do Igarapé do Piri, onde funcionava o porto do Piri. Em 1688, era criada oficialmente, com objetivos fiscais a “Casa de Haver o Peso”, de onde vem surgiu o nome Vêr-o-Peso, hoje, Ver-o-Peso.
O Ver-o-peso tem sua história diretamente ligada à cidade de Belém, seu crescimento e desenvolvimento. Foi na "Era da Borracha", em torno de 1899, que foram construídos o Mercado de Carne e Mercado de Peixes, com sua estrutura em ferro, trazidos da Europa. Considerada a maior feira livre da América Latina, o Complexo do Ver-o-Peso possui uma área de mais de 26 mil m2, que reúne toda a representação da cultura paraense, seus cheiros, cores e sabores.