
Em continuidade à programação que vem desenvolvendo em prol do aprendizado, na tarde da última terça-feira(31), a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do TRT da 8ª Região, em parceria com o CIEE, a Proativa e demais parceiros ministrou palestra na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, localizada no bairro do Benguí, na periferia de Belém.
Na escola, cerca de 40 alunos, na faixa etária de 14 a 17 anos acompanharam a palestra com o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a Lei da Aprendizagem, realidade do trabalho infantil e cursos que poderiam ser feitos para capacitação para ocupação das vagas disponíveis. Para a Diretora da escola,Tatiane Sila, essa oportunidade representa uma esperança de dias melhores para os jovens, e ressalta que não tem preço e “não terei” como pagar a todas as pessoas envolvidas no evento. “A nossa escola trabalha o projeto 'qualidade de vida e cidadania', e a presença de toda essa equipe, em parceria com a escola, representa possibilidade de grandes oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento social e politico e garantia de seus direitos”, diz.
A palestra integrou o evento “Tarde Cultural”, idealizado e realizado pela direção da escola, em conjunto com seus alunos. Na ocasião, os estudantes presentes tiveram a oportunidade de terem suas carteiras de trabalho emitidas, e foram informados que a Proativa disponibilizará 10 vagas para o seu curso preparatório.
Em sua primeira edição, a atividade “Tarde Cultural” surgiu como uma proposta da coordenação, primeiro com a Diretora e a professora da sala da biblioteca, Cris Sobrinho, em seguida, após reunião com todos os professores, todos assumira juntos o evento. A Diretora ressalta que a atividade consiste em socializar todas as atividades realizadas em fevereiro, março, abril e maio. “Todos se envolveram. E, em uma conversa entre eu e a Dra. Vanilza, magistrada que integra a Comissão do TRT8, informei sobre essa atividade que iríamos realizar na escola, ela achou interessante e se colocou à disposição para ir colaborar, levando também a PROATIVA e CIEE, garantindo a emissão da carteira de trabalho”, explica Tatiane.
Para Maíra (13 anos), aluna da escola, a palestra foi muito boa, pois ajudou a esclarecer dúvidas, e mostrou a possibilidade de unir seus anseios de trabalhar de maneira legalizada e contribuir na renda financeira da família. “ Isso é muito importante para nós, para termos um futuro garantido”, diz. O jovem Hélio (14 anos), também aluno da Florestan Fernandes, destaca que a palestra foi bem educativa e ensinou várias coisas. “já posso pensar em ser algo na vida, conseguir alguma coisa”, destaca o aluno.
Ao final da palestra, a Juíza do Trabalho Titular da 2ª VT de Belém Vanilza Malcher, Gestora Regional da Comissão, informou que estava fornecendo aos alunos da escola 5 bolsas para inserção no curso preparatório da escola Profissionalizante PROATIVA. Ao término da exposição, a Assistente Social da PROATIVA disponibilizou mais 5 bolsas para os alunos da Florestan Fernandes.
Veja fotos, clique aqui.