Na próxima terça-feira (22), durante a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8 fará o lançamento oficial da Campanha que será desenvolvida em parceria com a Diretoria do Círio de Nazaré, que tem como foco educação de qualidade e proteção contra o trabalho infantil de crianças e adolescentes. A Comissão e seus parceiros estarão presentes em oito das onze romarias existentes no período da festividade.
Ao chegar no TRT8, a Imagem Peregrina será recebida na escadaria principal do Tribunal por magistrados e servidores, acompanhados de 26 crianças da Escola Municipal Sílvio Nascimento, vestidas com a camisa da Campanha. Em seguida, no Auditório Aloysio da Costa Chaves, haverá a apresentação do Coral Timbres da UEPA, formado por vinte crianças e adolescentes de escolas públicas.
De acordo com a Juíza Maria Zuíla Dutra, a Campanha, que traz em seu material de divulgação a frase “Virgem de Nazaré, rogai por nós, crianças e adolescentes para que tenhamos educação de qualidade e proteção contra o trabalho infantil”, corresponde ao anseio das crianças e adolescentes do Pará. Esse foco foi definido a partir de uma análise prévia da pesquisa que o TRT8 está desenvolvendo nas escolas públicas municipais de municípios do Pará sobre o tema, na qual 54% das crianças e adolescentes responderam que gostariam de uma escola melhor.
No trajeto do Círio de Nazaré e da Trasladação serão colocadas faixas nas arquibancadas da Diretoria da Festa, prédios, escolas e igrejas posicionadas no trajeto e que já aderiram à Campanha, além de grupos de crianças e adolescentes com a camisa da campanha, para chamar atenção para o tema. Como parte integrante da ação, serão distribuídas mais de 200 mil ventarolas e 100 mil panfletos contendo as 10 razões pelas quais as crianças não devem trabalhar. Faixas também serão colocadas nos trajetos das demais romarias e 20 outdoors serão instalados em vias principais da cidade, a partir do dia 1º de outubro.
Durante a Corridinha, Corrida e Caminhada do Círio, serão entregues mais de seis mil kits da Campanha contendo panfletos e cartilhas de orientação sobre os males do trabalho infantil. Os romeiros que forem acolhidos na Casa de Plácido nos dias que antecederem o Círio, também receberão os kits. Para esta finalidade estão sendo preparados 10 mil kits.
Além dessas ações, durante a Abertura Oficial do Círio, no dia 06 de outubro, as magistradas falarão aos presentes sobre o objetivo da Campanha e, nos 15 dias de Círio Musical, serão lidas mensagens relacionadas aos direitos da criança e adolescente, a exemplo do ocorrido durante a Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil.