Na quarta-feira (28), as Juízas do Trabalho Titulares da 5ª e 2ª Varas do Trabalho de Belém, Maria Zuíla Dutra e Vanilza Malcher, coordenadoras regionais da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, reuniram-se com representantes da Comissão de Justiça e Paz e da Cáritas Brasileira Região Norte II, no intuito de organizar mecanismos de mobilização para a Marcha de Belém em prol da erradicação do trabalho infantil.
No encontro, foram destacadas a importância de uma ação como a Marcha para sensibilizar a população sobre a temática de crianças que tiveram a infância violentada e apagada para trabalhar nas ruas e afins. A jornalista, advogada e membro da Comissão de Justiça e Paz, Franssinete Florezano, deixou claro o orgulho em fazer parte do projeto e fez um alerta sobre a situação do trabalho infantil em regiões como o Marajó.
Para a Secretária da Comissão de Justiça e Paz, Henriqueta Cavalcante, a atitude das juízas é louvável. “Ver juízas como a Dra. Zuíla e Dra. Vanilza com esse olhar de preocupação sobre a vida das nossas crianças e adolescentes aqui no Estado do Pará é incrível. Principalmente estruturando uma ação como a Marcha de Belém, que é super necessária para impactar a população sobre um assunto ainda tão esquecido e desprezado, infelizmente”, afirmou.
Na reunião também foi discutida a relevância de olhar para as crianças com mais humanidade e alertar a sociedade a não tolerar crimes como exploração sexual, que também está envolvida com o trabalho infantil. A Secretária Regional da Cáritas Brasileiras Região Norte II, Keila Maraes, destacou seu entusiasmo em colaborar com a Ação. “Fazer parte de um projeto como esse é uma grande alegria, nós entramos nessa mobilização porque acreditamos que esse tipo de movimento é importante para mexer com a sociedade, que vive um comodismo, achando tudo normal. E com eventos como a Marcha podemos impactar para que isso não seja mais visto como algo natural”, enfatiza.
A Marcha de Belém pela erradicação do trabalho infantil ocorrerá no dia 01 de março, e consiste em uma caminhada da sociedade civil, nas ruas de Belém, contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes e pela garantia de uma vida plena de educação, saúde, lazer e amor.
A saída partirá da Praça Batista Campos, às 8h30 e com previsão de chegada na Praça da República.
Veja as fotos.