
Com o objetivo de discutir as demandas referentes ao Sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico) na Justiça do Trabalho da 8ª Região, ocorreu nesta sexta-feira (09), a primeira reunião de 2015, do Comitê Gestor do PJe no TRT8. Presidida pelo Presidente do Tribunal, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, estiveram presentes na reunião o Procurador-chefe substituto do MPT, Dr. Hideraldo Machado; o representante da OAB-PA no Comitê, Dr. Amadeu Vidonho; a Coordenadora do Comitê de Implantação do PJe na 8ª Região, Lúcia Lopes; a Coordenadora de Infraestrura e Suporte da SETIN, Gilmara Santos; a Coordenadora de Sistemas de Informação da SETIN, Mônica Guimarães; e a representante da Escola de Capacitação (ECAISS), Nilze Sampaio.
A reunião teve como pauta principal a ampliação do Sistema PJe para outras varas do trabalho da 8ª Região e a atualização de versão que ocorrerá no próximo dia 23 de janeiro. A nova versão 1.4.8.3.2 é fundamentalmente corretiva e possibilitará melhorias de operação, segurança e acessibilidade do Sistema PJe. Para a atualização, foi informado que o mesmo ficará indisponível a partir das 15h do dia 23 de janeiro (sexta-feira), retornando ao seu funcionamento normal às 18h do dia 25 de janeiro (domingo).
Com relação à ampliação do uso do Sistema PJe para outras varas do trabalho do Estado do Pará, o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, afirmou que, com a melhoria da infraestrutura em alguns municípios, em razão da chegada do cabeamento de fibra ótica pelo programa NavegaPará, a expansão do Sistema se tornará viável em algumas localidades, com Santarém, onde a Justiça do Trabalho irá integrar o anel de fibra ótica do Navega Pará, o que permitirá uma qualidade de atendimento e de sinal. A perspectiva é que a implantação ocorra gradualmente em 2015, alcançando os municípios de Santa Izabel, Marabá e Altamira, dependendo de aprovação do cronograma encaminhado ao CSJT.
Diante dessa expectativa, o Presidente esclareceu que, para garantir uma expansão segura, será ratificada a política utilizada desde o início na 8ª Região, onde o PJe só é instalado onde há segurança e redundância. Durante a reunião, tanto o representante da OAB-PA quanto o representante do Ministério Público do Trabalho, afirmaram que não possuem reclamações quanto à utilização do Sistema PJe nos últimos meses, o que foi considerado como um avanço pelo Comitê, resultado das constantes atuações do CSJT para melhoria do sistema.
Veja as fotos.