Conciliação é realizada com auxílio de telefone, whatsapp e e-mail

— Foto: ASCOM8

 

N​a última​ sexta-feira (05), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou oito conciliações de processos em fase de recurso de revista, dentro do Projeto Conciliar, coordenados pela Corregedoria Regional e Vice-presidência do Tribunal. Dos 14 processos em pauta, em seis as partes não compareceram e em apenas um houve negativa de acordo. Entre os processos conciliados, destacou-se o de nº 0001511-38.2014.5.08.0117, da 2ª Vara do Trabalho de Marabá, no qual a patrona do reclamante não estava presente.

 

Diante de sua ausência física e com o intuito de firmar o acordo, o Juiz do Trabalho Substituto Deodoro Tavares (Coordenador do Núcleo de Pesquisa Patrimonial e Membro do Comitê Regional do Projeto Conciliar), que presidiu as audiências, fez contato com a mesma via telefone e whatsapp  para tratar sobre a proposta de conciliação. Com o patrono da empresa reclamada presente, pôde​, com o auxílio destes mecanismos de comunicação,​ firmar o acordo. 

 

Conforme declarou o magistrado, o contato foi feito, o termo de audiência foi enviado via e-mail e whatsapp para a patrona do reclamante e​, apenas após seu retorno positivo, o acordo foi firmado, garantindo ao reclamante o valor de R$ 86 mil, mais 17 mil para a previdência social. Destacou que o importante foi que houve resultado. 

 

As audiências do Projeto Conciliar t​ê​m sido realizadas mensalmente, com o objetivo de firmar acordos em processos que estão em fase de recurso de revista.