Contador, um profissional indispensável para uma boa gestão

— Foto: ASCOM8

 

22 de setembro foi Dia do Contador e, hoje, marcamos nossas homenagens a estes profissionais que entendem de matemática financeira, organização, precisão, conhecem leis tributárias e possuem como perfil a vontade de manter-se atualizados. Alguém que pode auxiliar nas questões burocráticas, mas também nas tomadas de decisão.

No TRT8, a Seção de Contabilidade é quem atua nesta área. No início do mês de agosto deste ano, o servidor José Maria Barrau da Motta Júnior alcançou sua aposentadoria e garantiu sentir-se realizado em ter concluído a carreira na Justiça do Trabalho da 8ª Região.  Por isso, escolhemos sua trajetória para homenagear os profissionais da área.

Diferente do que muitos possam pensar, atuar em órgão público não é motivo de estagnação profissional, garante o servidor, que foi o primeiro colocado no concurso para contador no TRT8 em seu ano. “Quando entrei, era muito restrita a contabilidade. Hoje, é tudo muito dinâmico e está quase igual à contabilidade comercial. Naquele tempo, o serviço era bitolado. Mas, para quem entra agora, pode esperar um período bastante interessante. Não só pelas constantes mudanças na legislação como da própria técnica contábil”, afirmou.

Barrau lembra, por exemplo, que ao entrar no TRT8 não existia do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), e ainda estavam começando a informatizar a contabilidade. “Ainda usávamos o antigo método da mecanográfica”, comentou sorrindo.

As amizades conquistadas também foram um diferencial na vida funcional de José Maria Barrau. “Foram maravilhosos. As amizades eu vou levar comigo para sempre. Durante momentos difíceis da minha vida, em 1991, por fatos fora do TRT, tive apoio dos colegas e foram eles que me levantaram, o George, Dr. Salamir, Dr. Steven e muitos outros”.

O aposentado também reconhece que muito de sua evolução profissional foi proporcionada pelos cursos patrocinados pelo tribunal. “Viajamos várias vezes para Brasília, para fazer cursos específicos, às vezes até duas vezes ao ano. Isso, sem dúvida, foi muito importante, permitiu que a gente se especializasse”.

Agora, Barrau, que está fazendo o curso de Pedagogia, ainda está indeciso entre aceitar propostas de amigos para trabalhar na contabilidade comercial ou investir na nova formação e atuar com educação inclusiva, uma outra paixão.

A ele e a todos os contadores que atuam na 8ª Região, seja na Seção de Contabilidade ou exercendo outras atividades, nossos parabéns! A Justiça do Trabalho conta com vocês!

 

Equipe da Seção de Seção de Contabilidade:

 

Servidores:

José Haroldo Lopes da Silva

Neuza Gusmão

 

Estagiárias:

Ana Paula Oliveira

Natália Pimenta

Nonata Souza

 

Nas fotos, Barrau (Direta) e sua equipe.