
A Oitava Região se prepara para a realização da Correição Ordinária, coordenada pelo Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Renato de Lacerda Paiva, que acontecerá na sede do Tribunal entre os dia 27 a 31 de março.
Além da agenda oficial da Corregedoria-Geral, a Corregedoria Regional planejou uma agenda especial para receber os magistrados convocados.
No dia 27, pela manhã, o Corregedor Regional do TRT8, Desembargador Walter Paro terá uma reunião com todos os magistrados para falar sobre a Cultura de Gestão. “Todos somos responsáveis pela gestão. Devemos focar em como nos aprimorar. Ter uma visão sistêmica do todo. Hoje, todo o TST, através do e-gestão tem uma visão geral, de administração, sabendo o que está acontecendo. É interessante que ele tem esta visão mais abrangente que muitas vezes o juiz na vara não consegue ter. Mas é através da gestão da unidade dele que as metas do CSJT, TST e do próprio TRT8 são criadas” explicou o corregedor regional.
Em seguida, os técnicos da SETIN farão uma apresentação da funcionalidade "Gratificação por Exercício Cumulativo de Função do SAJ – Sistema de Alocação de Juízes". “Notamos que o sistema era informatizado, mas que demandava um trabalho ainda manual de garimpo de informações com outros setores. O SAJ não conversava com o Mentorh. Cabia à Corregedoria ligar para as unidades para entender o que tinha acontecido. Eu via servidores desesperados atrás de informação para cumprirem os prazos. Havia uma série de incongruência. Fizemos uma reunião com todos os setores e com a SETIN, que aceitou a demanda de criar essa ligação com o Mentorh. Agora o magistrado receberá um comunicado, por e-mail, no início do mês, com um relatório da sua Gratificação por Exercício Cumulativo de Função (GECJ). Se ele entender que ele deve impugnar, será direcionado à unidade que lavrou o impedimento. Esse órgão vai receber a impugnação, processar e lançar no Mentorh, caso seja necessário alterar. Tudo isso será esclarecido na apresentação da SETIN. "
Ainda na segunda-feira, o Coordenador da Coges do TRT8, Rodopiano Neto, falará um pouco sobre as metas do CNJ, CSJT, TST e as do TRT8. Explicando como surgiram as metas. “É importante que o magistrado comece a entender a origem de tudo. O coordenador de gestão estratégica do TRT8 explicará os impactos ao não atendermos as metas, o que acontece com o Tribunal, dar uma visão sistêmica de tudo.” Na parte da tarde, o Corregedor Regional, Walter Paro convidou o Corregedor-Geral Renato de Lacerda Paiva para conversar com todos os juízes de 1º grau da 8ª Região. “É a primeira vez que um tribunal possibilita ao Corregedor-Geral falar com todos os juízes da região. Todos eles foram convocados especificamente para ouvir a fala do Corregedor. Em visita ao Coleprecor, em reunião com o Ministro Corregedor, levei ao ministro minhas preocupações. Tenho percebido que meus colegas olham o TST como órgão distante e inatingível. Convidei o Corregedor-Geral para falar sobre o que é o TST e o que ele espera do magistrado.”
Interessados em saber da Agenda da Correição Geral entrar em contato com o Cerimonial do TRT8.