A prática de esportes ou qualquer atividade física traz uma série de benefícios que refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida de quem pratica. Cada vez mais popular, a corrida é uma das atividades cujo número de adeptos tem crescido nos últimos anos em Belém, especialmente com a criação dos grupos de corrida de rua. Se você não pratica esta atividade mas gostaria de conhecer mais sobre ela, conheça a experiência da servidora do TRT8, Simone Miglio, que superou uma depressão através da corrida, e aproveite as dicas do Professor de Educação Física André Sobral Santos.
Com 20 anos de atuação na Justiça do Trabalho, Simone Miglio conheceu e começou a praticar corrida há 10 anos. Na época, acometida por uma forte depressão pelo falecimento de sua mãe, Simone conta que foi na corrida que encontrou uma forma de superar a situação. “Existia um grupo formado por amigos que já faziam corrida de rua, e eles me chamaram para eu fazer parte e superar a falta e a tristeza. Tive o acompanhamento do professor da academia e comecei a correr inicialmente na esteira. Eu não me esqueço, lembro muito bem que comecei a correr dois minutos e andar três na esteira, depois eu aumentava o tempo de corrida, e no dia que eu corri 30 minutos na esteira, o professor me mandou para rua, também com acompanhamento, e, desde esse dia, eu nunca mais parei”.
Atualmente, Simone pratica corrida três vezes por semana, preferencialmente no horário da manhã, participa de provas e, sempre que viaja de férias, procura uma prova para realizar na cidade em que estará. Para ela, os benefícios foram além do que imaginava. “Além de ter saído do período crítico, adquiri qualidade de vida, baixei o peso que ganhei no período que fiquei acompanhando minha mãe, aumentou minha autoestima, conheci meu marido, e conclui que aquele hobby estava me dando um bem-estar”, afirmou.
A corrida é uma atividade física que pode ser praticada por qualquer pessoa, conforme destaca o Professor de Educação Física, André Santos, desde que se tenha o acompanhamento de um educador físico e a orientação de um cardiologista. “É muito importante respeitar as limitações de cada aluno, e, como em qualquer atividade, deve-se também respeitar o tempo de descanso. A prática de corrida e caminhada pode parecer muito simples e sem complicações, mas é muito importante que as pessoas saibam que esta prática tem que estar associada à musculação, onde se fortalece a musculatura, evitando possíveis lesões como: tendinite patelar, periostite tibial, dentre outros”, alerta.
Quanto aos benefícios, o professor ressalta a melhoria da circulação sanguínea, o fortalecimento do sistema imune, ajuda no emagrecimento, aumenta o metabolismo, diminuição do risco de doenças cardíacas e proporciona o fortalecimento dos ossos. Invista na sua qualidade de vida e pratique exercícios como este!