Curso HorúsJud reúne servidores (as) do TRT-8

— Foto: ASCOM8

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), promoveu o curso HorúsJud - 2º grau, que ocorreu no período de 23 a 29 de maio, para servidores (as) do 2º grau.

Apresentar os conhecimentos básicos do DataJud e suas funcionalidades foi o objetivo do curso que, contou com 23 participantes. Ministrado pelos servidores Paulo Rodrigues, chefe da Divisão de Estatística e Ciência de Dados, e Luiz Damascena, Assessor de Projetos da Presidência do TRT-8, na sala da Divisão de Apoio ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil (DINFA). 

O facilitador, Luiz Damascena, explica que o DataJud é a base de dados definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É utilizada para estatísticas e medições de vários resultados. Nós criamos um painel chamado HorúsJud, que lê essas informações e exibe de maneira pública para os nossos servidores. É interessante e fundamental que eles conheçam o que tem nessa ferramenta para que eles transformem essa informação em algo que os ajude no dia a dia, como forma de gerenciar melhor as atividades do gabinete e não somente ver o resultado, mas saber onde eles podem fazer intervenções para melhorar esses resultados.” 

Paulo pontua que “é a visão do HorúsJud com o DataJud, porque no Horús temos os dados da gestão, então como o DataJud não é de conhecimento maior, o curso está sendo feito para levar o conhecimento básico para as pessoas sobre o que é o DataJud, como são calculados, as variáveis, os indicadores, com base nessa nova definição que o CNJ trouxe. Que é a definição de situações.”  

A servidora, Patrícia Oliveira da Silva, garante que está adquirindo novos conhecimentos “O curso foi excelente. Deu para ter uma visão mais clara do Horús, que usamos no dia a dia, e uma noção das metas que temos que cumprir, o que tá faltando, onde a gente tem que melhorar para poder cumprir essas metas. Basicamente isso.” 

Sistema HorúsJud - É um sistema de inteligência de negócios, que combina os dados de nossa estatística oficial, o e-Gestão, de modo a permitir consultas que auxiliam a gestão da unidade, no escopo de prazos, quantitativos, atingimento de metas e que agora ganha novas ferramentas.

DataJud - Instituída pela Resolução CNJ n. 331/2020 como fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário – SIESPJ, a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud é responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, públicos ou sigilosos dos tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal.

Confira aqui as fotos do curso.

#ParaTodosVerem: Imagem colorida do palestrante Paulo Rodrigues e dos servidores(as).